ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 7 de junho de 2022

HGRS e Hemoba realizam capacitação em captação de doadores de sangue para assistentes sociais da unidade


O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), realizou nesta terça-feira (7) uma capacitação em captação de doadores de sangue. A atividade foi voltada para profissionais do Serviço Social do hospital.

De acordo com a assistente social do HGRS Mirela Maciel, todos os profissionais de saúde devem ser ativos na captação de doadores de sangue, sendo a capacitação necessária para que o processo aconteça de forma positiva e humanizada. Neste contexto, os assistentes sociais têm papel fundamental, pois estão em contato frequente com os familiares dos pacientes.

“O Serviço Social é fundamental no processo de captar doadores, porque nós, como assistentes sociais, somos o grupo profissional que consegue ter uma aproximação maior com o paciente e seus familiares. A sensibilização para captação de doadores deve acontecer de forma tranquila, afinal, contamos com a solidariedade e empatia pelo próximo”, afirma Mirela Maciel.

Amigos do Roberto Santos

Devido a diversas demandas que chegam à Agência Transfusional do HGRS (AT-HGRS), a necessidade de bolsas de sangue é alta. No entanto, os estoques baixos de hemocomponentes podem levar à necessidade de remarcação de procedimentos, em especial as cirurgias eletivas, mesmo quando os outros critérios para realização dos procedimentos são atendidos.

“Nós trabalhamos com as demandas que aparecem, mas utilizamos em média 1.100 hemocomponentes concentrados de hemácia por mês. O estoque está sempre crítico e, depois da pandemia, isso se agravou mais. Com a introdução da oncohematologia, nossa expectativa é que essa demanda possa dobrar, com a necessidade de mais de 2 mil bolsas por mês, então precisaremos ainda mais de doadores voluntários”, pontua Cláudio Brandão, coordenador da AT-HGRS.

Como forma de facilitar o processo de doação, existe a campanha Amigos do Roberto Santos. O doador voluntário que tem interesse em ajudar a unidade deve se identificar no Centro de Coleta e informar o cadastro de número 0106, que leva o nome da campanha. A doação pode ser feita em qualquer unidade da Hemoba (veja a lista: http://www.hemoba.ba.gov.br/pagina/view/21), inclusive nas unidades móveis.

Critérios para doação

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais; pesar mais de 50 quilos; estar bem alimentado; ter dormido pelo menos 6h; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h; não fumar por, pelo menos, duas horas; e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal e apresentar documento original com foto.


Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU