ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 3 de junho de 2022

Dia do Meio Ambiente: Alunos de Lauro de Freitas plantam mudas de árvores nas margens do Rio Sapato

 


Na semana do Meio Ambiente, estudantes da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas foram à nascente do Rio Sapato e outros trechos, nesta sexta-feira (3), para aprender na prática sobre proteção ambiental e sustentabilidade. A aula de campo faz parte do Projeto de Educação Ambiental Doutores da Natureza, vinculado à Secretaria Municipal de Educação (Semed). No estudo exploratório os estudantes ainda experimentaram realizar a recomposição da mata ciliar através do plantio de mudas de árvores nativas nas margens do rio. 

Durante a aula de campo, cerca de 40 alunos, das escolas municipais Tenente Gustavo dos Santos e Capitulino dos Santos, assistiram palestras que reforçaram a necessidade do cuidado com o meio ambiente, como relata Cláudio Sampaio, professor responsável pela atividade. “Este tipo de aula estimula o jovem estudante para outras possibilidades de aprendizado, principalmente quando se tem o contato direto com a natureza. Já realizamos diversas aulas através desse projeto e a ideia é sempre trazer novas turmas”, disse.

Em um trecho do Rio Sapato, no bairro de Vilas do Atlântico, os estudantes puderam plantar cerca de 30 mudas de árvores nativas, como de oiti, pitanga e canela. O estudante Davi Luís Prado, da turma do 5º ano da Escola Tenente Gustavo, se encantou com a experiência de plantar árvores. “Essas mudas vão crescer e vão fazer parte da mata ciliar, como explicou o professor, para proteger as margens do rio. Aqui aprendemos que todos devem cuidar do meio ambiente e preservar, porque se a natureza morre, a gente morre também”, contou. 

Já o que chamou a atenção de Isabela Ferreira, aluna da Escola Capitulino dos Santos, foi a história do nome do Rio Sapato. “O professor falou que tem duas histórias para esse nome. Uma porque existia curtume de gado no lugar, e aí tiravam couro para fazer sapatos. E a outra, que eu achei bem interessante, é que as pessoas tiravam o sapato para atravessar o rio e chegar na praia do outro lado”, narrou. Ao fim da aula, ainda foi entregue certificados com o título “Beija- Flor Amigo da Natureza”, para pessoas e entidades que desenvolvem ações relacionadas às questões ambientais e sociais no município. 

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU