ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Nova sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Parque São Paulo atende 120 crianças

 


Poesia e música marcaram a inauguração da nova sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Núcleo Parque São Paulo – (SCFV), nesta segunda-feira (30). A entrega do equipamento, que atende a 120 crianças e adolescentes, foi realizada por autoridades da Prefeitura de Lauro de Freitas e vereadores. A estrutura da nova casa, situada na Rua São Francisco de Assis, no Parque São Paulo, conta com salas climatizadas, iluminação e mobiliário. 

O SCFV Parque São Paulo, vinculado ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinga II, integra o conjunto de serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A equipe multidisciplinar que trabalha no equipamento é composta por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, orientadores sociais e facilitadores das oficinas artísticas e culturais. O núcleo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Como afirma a prefeita Moema Gramacho, o espaço inaugurado é novo, mas o trabalho já existe. “É uma alegria poder ver dos miudinhos aos grandinhos, todos sincronizados na apresentação musical.  Este serviço do núcleo integra educação e social, e faz com que cada jovem se sinta acolhido e aflore seus talentos. Aqui é um espaço de orientação, de atividades e interação com a família, uma célula importante da sociedade. Trabalhamos no fortalecimento de vínculos e para que esses jovens tenham presente e futuro”, disse.

O município de Lauro de Freitas conta, atualmente, com sete núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ligados aos CRAS Itinga II, Itinga I (PEC 3000), Portão, Centro e Areia Branca. Para integrar a um dos SCFV, o solicitante deve residir na área de abrangência de um dos CRAS de referência. Interessados podem entrar em contato e tirar dúvidas através do telefone 3365-5626. 

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), Tito Coelho, mais de 400 crianças e adolescentes são atendidos pelos núcleos. “Mudamos o núcleo para esta nova sede para atender melhor às nossas crianças. Mas já sabemos que a procura está grande e temos até lista de espera. O espaço era para comportar 100 pessoas e com a alta demanda já estamos com 120, demos um jeito de acolher mais jovens. A nossa ideia é que este serviço seja ainda mais ampliado. Por isso, ainda vamos abrir dois novos núcleos, um no Dona Lindú e o outro no Caji”, ressaltou. 

Nos serviços de convivência, os jovens participam de oficinas de expressão corporal, teatro, dança, esporte e música. Jonatas Barbosa, 14 anos, conta que no núcleo Parque São Paulo a diversão é garantida. “Brincamos muito, temos ensaios e fazemos apresentações. Eu gosto daqui porque tem meus amigos que são da escola também”, destacou Jonatas em meio as crianças que se apresentaram no ato de inauguração. 


Para a mãe do garoto, Maria das Graças, a nova estrutura está aprovada. “O serviço é bom porque as crianças ocupam a mente, se comunicam e se vinculam com as outras. A orientadora também dá muitos conselhos e ajudam eles em várias questões, ela explica, por exemplo, o que é bullying, que não deve praticar. Meu filho participa do núcleo há mais de dois anos e minha filha, Ana Vitória, entrou tem um ano”, relatou. 

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU