ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 18 de maio de 2022

Em parceria com a Prefeitura, o Socializar orienta contribuintes na declaração do IR neste sábado (21)

 


Em parceria com a Prefeitura, o Socializar orienta contribuintes na declaração do IR neste sábado (21)


Uma oportunidade para os contribuintes que não sabem fazer a declaração ou não possuem condições de pagar pelo serviço. Neste sábado (21), o Instituto Socializar, formado por contadores, realizará atendimento gratuito para auxiliar as Pessoas Físicas e Microempreendedores Individuais (MEI) a declararem o Imposto de Renda. A ação conta com o apoio da Prefeitura Municipal e será realizada no SAC Empresarial, localizado no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF), das 09h às 17h.


Essa ação do Instituto Socializar faz parte da Feira de Serviços e Ação Solidária (FESAS), que busca minimizar os impactos econômicos gerados na pandemia. De acordo com Waldicélia Lopes, contadora integrante da ação, o atendimento gratuito é direcionado para os contribuintes que precisam entregar suas declarações, mas estão sem condições de custear um profissional. “A maioria dos cidadãos e cidadãs estão passando por um momento de instabilidade financeira. Então, esse grupo de contadoras daqui do município se uniu para ajudar quem precisa. Vamos ajudar o contribuinte a regularizar sua situação e contribuir com a retomada da nossa economia”, comentou.


O prazo para declaração do Imposto de Renda se encerra no dia 31 de Maio. Para ter acesso ao atendimento gratuito no SAC Empresarial, o contribuinte deve apresentar um documento de identificação com foto, declaração anterior (se houver), informe de rendimentos emitidos por bancos ou de pessoas jurídicas que o contribuinte tenha algum tipo de vínculo. De acordo com Luiz Cláudio Guimarães, gestor da Secretaria Municipal de da Fazenda (SEFAZ), a ação é fundamental para evitar problemas com a Receita Federal.

 

“Esta iniciativa é muito importante para a população. As pessoas, em sua grande maioria, não têm conhecimento do processo de declaração, documentos necessários, etc. Então quando uma ação social oferece assessoramento técnico, possibilita a declaração de acordo com a realidade, sem gerar problemas com a Receita Federal”, disse.


*Renda Tributável*


A declaração é obrigatória para as pessoas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 em 2021. A declaração também é obrigatória para os Microempreendedores Individuais (MEI), que tenham renda superior à faixa de isenção. Para atividade rural, a obrigatoriedade é para quem teve receita bruta superior a R$ 142.798,50 no ano passado.



Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU