ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Sábado (30) será Dia D de vacinação contra gripe e sarampo em Lauro de Freitas

 


Sábado (30) será Dia D de vacinação contra gripe e sarampo em Lauro de Freitas


A Prefeitura de Lauro de Freitas promove, neste sábado (30), o Dia D de vacinação contra a gripe e o sarampo. Ambas as vacinas estão disponíveis para os profissionais de saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos. A campanha contra a Influenza também irá atender pessoas com 60 anos ou mais e povos indígenas. As vacinas serão aplicadas em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) e Escola Mariza Pitanga, em Vilas do Atlântico, das 08h às 16h. Os profissionais de saúde precisam levar contracheque atualizado ou carteira de trabalho, já as crianças, caderneta de vacinação.


De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), até o momento, apenas 1.921 pessoas foram imunizadas contra a gripe e 504 contra o sarampo, índice considerado baixo. A superintendente da Vigilância Sanitária do município, Ana Patrícia Nogueira, ressalta a importância de comparecer aos postos e regularizar a caderneta de vacina. “Queremos alertar toda a população sobre a importância das vacinas, minimizando a ocorrência dessas doenças. A prevenção é o melhor caminho.”, disse.


A vacinação simultânea é recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações. De acordo com o Ministério da Saúde, a formulação da vacina trivalente é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. As crianças que já receberam ao menos uma dose ao longo da vida, devem considerar o esquema vacinal atualizado com apenas uma dose em 2022. As crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é retornar para receber o reforço 30 dias após a primeira dose.


Já em relação ao sarampo, as crianças que tomaram pelo calendário normal, devem também se vacinar nesta convocação e o reforço será reagendado para 30 dias depois. Para os trabalhadores de saúde, a vacina será seletiva. Se o profissional já tomou as duas doses, não será necessário se vacinar durante a campanha. Caso nunca tenham tomado, devem se vacinar durante a campanha e 30 dias depois retornar para o reforço.


 


Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU