ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 4 de abril de 2022

Lauro de Freitas inicia Projeto de afroempreendedorismo, com curso de tranças para estudantes

 

Lauro de Freitas inicia Projeto de afroempreendedorismo, com curso de tranças para estudantes


Nesta segunda (04), a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial, deu início ao Projeto de afroempreendedorismo, com aulas de tranças para os jovens. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria Municipal de Juventude (SEJU) e da Associação Cultural e Religiosa Sítio da Paz.


O curso vai ser realizado no período de dez dias, com aulas práticas e teóricas, na sala de artes da Escola Estadual Bartolomeu de Gusmão.  O primeiro dia da aula foi marcado pelo resgate histórico e contextualização da influência africana na cultura brasileira. De acordo com Aline Oliveira, Superintendente da SEPADHIR, o conceito é fundamental para que os alunos reflitam sobre o papel do negro na sociedade e compreendam que as tranças vão muito além do visual.


“Não vamos apenas ensinar a fazer tranças. Vamos explicar a origem e história.  Vamos abordar um pouco do período da escravização, em que as negras desenhavam o mapa através das tranças, e não somente isso, elas levavam a semente para ser plantada no quilombo. Então é um resgate da nossa ancestralidade, da importância para a formação dos afro-brasileiros.”, disse.


Mariana Santos, 16 anos, aluna do 1º ano, é uma das inscritas no curso. Ela destaca que sempre teve o sonho de aprender a trançar os cabelos, mas nunca teve oportunidade. “A trança me inspira, representa muito. Desde pequena, gostava de tranças, mas nunca aprendi a fazer. Agora, vou aproveitar todas as dicas da professora e depois colocar em prática. Estou muito ansiosa”, comentou a estudante.


Durante as aulas, também será abordado o empreendedorismo através das tranças. Os jovens irão aprender um pouco sobre o ramo dos negócios e renda extra.  A diretora da escola, Sandra Pitanga, ressalta que essas iniciativas são fundamentais para agregar valor, ampliar o conhecimento e favorecer as políticas públicas na cidade. “É de grande valia esse projeto.  Os estudantes ganham na informação, mas ganham também na conscientização. Os olhos dos meninos brilham. Isso é resposta. É isso que as escolas precisam. Estaremos sempre abertos para todas iniciativas que agreguem valor, resgate cultural e consciência cidadã “, disse a gestora.


 

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU