ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 19 de abril de 2022

Inauguração do novo núcleo do NEOJIBA em Lauro de Freitas será no próximo sábado (23), com concerto da Orquestra 2 de Julho


 Inauguração do novo núcleo do NEOJIBA em Lauro de Freitas será no próximo sábado (23), com concerto da Orquestra 2 de Julho


O novo Núcleo de Prática Musical do NEOJIBA em Lauro de Freitas será inaugurado no próximo sábado, dia 23/4, com um concerto da Orquestra 2 de Julho, principal formação musical do programa do Governo da Bahia. A apresentação terá como solista o flautista suíço-canadense Michel Bellavance, reconhecido internacionalmente e colaborador frequente do NEOJIBA. 


O evento será às 10h, na sede da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil (Av. Amarílio Tiago dos Santos, 144, centro), onde funcionará o núcleo, e contará com a presença da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, do maestro Ricardo Castro, diretor-geral do NEOJIBA, além de autoridades e familiares convidados. 


As atividades de prática musical coletiva para 220 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos acontecerão de segunda a sexta, das 14h às 17h, com turmas de iniciação musical, prática orquestral e canto coral. Além da prática musical, o programa também oferece acompanhamento psicossocial dos integrantes e suas famílias. 


A abertura do novo núcleo, em parceria com a prefeitura da cidade e apoio da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, integra as comemorações pelos 15 anos do NEOJIBA, celebrados este ano. O programa do Governo da Bahia já mudou a vida de mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens baianos, tornando-se referência em desenvolvimento social por meio da música no Brasil e no mundo. 


A prefeita Moema Gramacho contou que esperou ansiosamente por este momento. "Quando fui secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, nós instituímos esse contrato de gestão para que o NEOJIBA pudesse fazer esse trabalho maravilhoso que vem fazendo ao longo de todos esses anos. Ficava ansiosa pra que um dia nós tivéssemos também a oportunidade de ter um núcleo em Lauro de Freitas. E agora, as nossas crianças, os nossos jovens, vão poder participar desse programa que eu considero o mais importante do Brasil do ponto de vista da inclusão social pela música".


Carlos Martins, secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), afirmou que a criação do novo núcleo marca um momento de consolidação do NEOJIBA. “São 15 anos de história e a abertura do núcleo em Lauro de Freitas representa todo esse caminhar. Ficamos muito contentes de poder estar na Região Metropolitana, onde a gente sabe que as nossas crianças, os nossos adolescentes, precisam desse apoio, desse incentivo".


Fundador do NEOJIBA, Ricardo Castro também falou da alegria de levar o programa para mais regiões da Bahia. "Esse é um momento de grande felicidade. A gente vem procurando há muito tempo fazer essa parceria com uma grande prefeitura, uma das mais importantes do Estado, que é Lauro de Freitas, e finalmente aqui estamos. Esses tempos não têm sido fáceis para ninguém e a gente fica ainda mais orgulhoso de poder estar lançando esse núcleo, poder estar oferecendo mais suporte à nossa população, aos nossos jovens, às nossas crianças. Elas vão receber todo o carinho e cuidado que o NEOJIBA oferece". 






Sobre o NEOJIBA


Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Atualmente, o programa beneficia 1970 integrantes diretos de 6 a 29 anos, em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU