ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 22 de março de 2022

Prefeitura de Lauro de Freitas e IBGE realizam reunião de planejamento para o Censo 2022, que começa em 1º de agosto

 

Prefeitura de Lauro de Freitas e IBGE realizam reunião de planejamento para o Censo 2022, que começa em 1º de agosto


Na manhã desta terça-feira (22), representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Prefeitura de Lauro de Freitas e lideranças comunitárias dos Bairros da Itinga, Areia Branca e Quingoma, se reuniram na Faculdade UNIME para tratar dos detalhes do Censo Demográfico de 2022, que começa a ser realizado no dia 1º de agosto. Durante o encontro, o Instituto solicitou apoio logístico da Prefeitura para o levantamento censitário.


De 1º de agosto até o dia 31 de outubro, as equipes do IBGE percorrerão todos os bairros de Lauro de Freitas. Durante o encontro desta terça-feira (22), que também contou com a participação de representantes do legislativo municipal e do vice-prefeito Vidigal Cafezeiro, técnicos do instituto informaram os detalhes da operação e solicitaram o apoio das lideranças comunitárias na divulgação do Censo, o que facilita o acesso dos recenseadores às residências.


De acordo com Cláudio Roque, coordenador censitário de Lauro de Freitas, o apoio da população e do poder público é indispensável. “É muito importante a sensibilização da população, por parte das lideranças comunitárias e da Prefeitura, que além do apoio logístico pode ajudar na divulgação. Os recenseadores se apresentam identificados, mesmo assim algumas pessoas têm resistência em recebê-los, daí a importância desta união de forças.”


Durante a coleta dos dados, as equipes do IBGE se apresentam devidamente uniformizadas, com colete azul do instituto, boné, e o recenseador pode ser identificado por meio do crachá, que também traz um código QR Code. Também é possível verificar a identidade do entrevistador do IBGE no site respondendo.ibge.gov.br ou por meio do telefone 0800 721 8181.


A importância do levantamento censitário foi ressaltada pelo vice-prefeito Vidigal Cafezeiro, que também participou da reunião de planejamento com o IBGE. “O censo é fundamental para sabermos nossa realidade e elaborarmos políticas públicas assertivas. Tudo que a gente pode fazer para melhorar o município passa por estas informações e este trabalho do IBGE, importante para entender nossa história e o povo de todo o Brasil. Por isso é fundamental que a nossa população receba o recenseador e responda às perguntas”, declarou o vice-prefeito.


O município de Lauro de Freitas tem uma área territorial de pouco mais de 58 km². De acordo com o IBGE, a população estimada é de 204 mil habitantes, com cerca de 68 mil domicílios. No site www.educa.ibge.gov.br, são disponibilizadas informações sobre o último Censo realizado, com materiais específicos voltados para crianças, jovens e professores. 


*Quilombolas e indígenas*


De forma inédita, o Censo deste ano, realizado normalmente de dez em dez anos, vai realizar um levantamento exclusivo sobre populações tradicionais, a exemplo de indígenas e quilombolas. Serão levadas em consideração questões econômicas, pertencimento étnico baseado em auto declarações, além de características demográficas, sociais e populacionais.


 


Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU