ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Programa Acolhe reforça enfrentamento da violência contra a mulher em Lauro de Freitas

 


Programa Acolhe reforça enfrentamento da violência contra a mulher em Lauro de Freitas


Lauro de Freitas ganhou reforço no enfrentamento da violência contra a mulher. O município foi contemplado com o Programa Acolhe, que oferece atendimento, acolhimento temporário e acompanhamento social, psicológico e jurídico para mulheres em situação de violência doméstica e familiar. O ato que marcou a assinatura do Termo de Cooperação ocorreu nesta quarta-feira (23), na sede da Secretaria de Política para Mulheres (SPM) com a presença da titular da SPM-BA, Julieta Palmeira, a prefeita Moema Gramacho, a secretaria municipal de política para mulheres, Juçara Neves, a Conselheira do Instituto Avon, Ana Costa, e a gerente de Causas do Instituto Avon, Regina Célia Barbosa.


O serviço é destinado a mulheres em situação de violência doméstica e familiar e até três acompanhantes. O público pode ser acolhido por até 15 dias, prorrogado por igual período. Nesse momento elas serão beneficiadas com atendimento da equipe técnica formada por psicóloga, advogada e assistente social.


Ao assinar o termo, a prefeita Moema Gramacho enfatizou que esse é mais um importante instrumento de enfrentamento à violência doméstica. Ela destacou que essa é uma daquelas oportunidades que ajudam mulheres a se livrarem do ciclo violento. “Principalmente aquelas que passam por agressão e convivem na casa por não ter condições de ir para um lugar melhor. Esse espaço vem para dar coragem para elas perderem o medo e sair do ambiente agressivo e receber acolhimento e outros apoios necessários”, contou a gestora.


A secretária Juçara Neves destacou a importância da iniciativa para mulheres laurofreitenses em situação de violência e parabenizou a ação. “Parabéns as idealizadoras do programa que desenvolveram esse método de acolher mulheres, quando vítimas de violência doméstica e familiar, que ao sentirem sua segurança e integridade ameaçadas em seu próprio lar, tenham para onde ir. Obrigada também à SPM-BA pelo avanço e trabalho desenvolvido para proteção das mulheres do Estado da Bahia”, disse. 


A secretária Julieta Palmeira reafirmou o seu compromisso em proporcionar uma rede de acolhimento às mulheres vítimas de violência. “Precisamos unir esforços para oferecer o melhor serviço possível para quem necessita. Essa é mais uma parceria com a Avon, que já tem gerado bons frutos ao longo dos anos”.


A relação entre a SPM-BA e Avon já dura alguns anos. De acordo com Ana Costa, a nova parceria com a pasta é motivo de satisfação para a empresa. “Que esse programa seja mais um meio de promover o enfrentamento à violência contra as mulheres na Bahia e que possamos atuar de forma efetiva nessa parceria público-privada”.


Regina Célia Barbosa complementou ao ressaltar que “dentro de um contexto de pandemia, promover ações que possam retirar mulheres de situações de violência devem contar com a colaboração de todos”.


Após o ato, o Termo de Cooperação foi assinado pela prefeita Moema Gramacho, acompanhada da secretária Juçara Neves e representantes de outros três dos seis municípios parceiros do programa: Simões Filho, Camaçari e Feira de Santana.


*A iniciativa*


O Programa Acolhe foi pensado durante o início da pandemia da Covid-19. Desde então, já atendeu 94 mulheres e 111 acompanhantes no país. Na Bahia, segundo a coordenadora de Parcerias do Instituto Avon, Renata Rodovalho, já foram realizados 10 atendimentos, sendo uma mulher acolhida em Lauro de Freitas, uma em Salvador e duas mulheres em Feira de Santana.

 

A parceria com a rede municipal de atendimento é de extrema importância para a execução do programa, que foi idealizado pelo Instituto Avon e Rede Accor, com apoio técnico do INDES.

 




Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU