ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Ministério da Saúde encerrará a ajuda de custo para leitos de UTI para Covid-19 para estados e municípios, alerta, Conselho Estadual de Saúde da Bahia


O Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES-BA) emitiu um alerta referente à taxa de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 no estado. Com quase 70% dos leitos ocupados, o CES acredita que a partir de 28 de fevereiro, o estado pode perder esses leitos exclusivos, já que o Ministério da Saúde instituiu uma portaria que encerrará a ajuda de custo a estados e municípios.

 

O Conselho informou que enviou um ofício ao Ministério da Saúde neste mês de fevereiro solicitando a manutenção do financiamento, uma vez que não é possível prever o surgimento de novas variantes e nem o fim da pandemia.

 

Na Bahia, mais de 1.000 leitos foram financiados com recursos da União nestes 2 anos de pandemia, de acordo com o CES. A atual proposta do Ministério da Saúde é incorporar leitos de UTI geral para o atendimento de pacientes com Covid-19.

 

O presidente do CES, Marcos Sampaio, diz que 100% dos leitos exclusivos de Covid-19 serão retirados em todo Brasil. 

 

“Os estados já estão com dificuldades de manter insumos para fazer a vacinação. Estados e municípios não vão conseguir sozinhos financiar as eventuais necessidades de saúde da população caso a pandemia permaneça”, alerta Marcos Sampaio.

 

Enquanto órgão fiscalizador e deliberador do SUS, o CES-BA tem pedido a revisão da portaria do governo federal.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU