ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Merendeiras de escolas municipais de Lauro de Freitas recebem capacitação

 

Boas práticas de alimentação escolar são foco na capacitação de merendeiras em Lauro de Freitas


Boas práticas de manipulação de alimentos, com recomendações de prevenção a Covid-19 em serviços de alimentação escolar, estão no foco da capacitação para merendeiras de escolas da rede municipal de Lauro de Freitas. O treinamento das 136 profissionais, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), foi iniciado na terça-feira (15) e será finalizado nesta sexta-feira (18).


Dividida por polos educacionais, a capacitação já foi realizada com merendeiras de escolas das rotas do Centro, Areia Branca, Portão, Vida Nova e Caji, e é feita junto com a empresa que fornece alimentação escolar para a rede municipal, a Lemos Passos. Nesta quinta-feira (17), duas turmas de profissionais do polo de Itinga receberam as orientações para o ano letivo, na Escola Municipal Fênix, durante todo o dia.


A formação das merendeiras contribui diretamente no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, como destacou Caroline Oliveira, nutricionista e diretora da Alimentação Escolar da Semed. “Vocês como merendeiras também têm um papel fundamental de educadoras ao incentivar alunos a se alimentarem de maneira saudável, como no consumo de frutas e legumes que são servidos na alimentação”, disse.


No treinamento, as profissionais renovam conhecimentos sobre higiene pessoal e do ambiente da cozinha, organização da geladeira e descongelamento de alimentos, identificação de alimentos por etiquetas e formas corretas de estocagem, além de uniformização, manipulação e outros. As orientações seguem critérios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).


As unidades de ensino da rede municipal de Lauro de Freitas produzem as refeições escolares nas próprias cozinhas. A montagem do cardápio é elaborada por uma responsável técnica da Semed e nutricionista da empresa que fornece o serviço de alimentação escolar, com base na legislação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).


Merendeira na Escola Municipal Jacira Mendes há três anos, Sônia de Jesus não vê a hora de voltar à rotina do trabalho. “Aqui aprendemos coisas novas no tratamento dos alimentos e da nossa conduta na escola. Eu me sinto feliz com esse trabalho, os alunos adoram a merenda que a gente faz e sempre querem repetir mais vezes. Eles me chamam de tia, de avó, adoro eles. A pandemia nos afastou do convívio, mas agora vamos voltar”, relatou entusiasmada.


 


Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU