ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Novenário abre festejos de Santo Amaro de Ipitanga, padroeiro de Lauro de Freitas

Os devotos do padroeiro de Lauro de Freitas, Santo Amaro de Ipitanga, dão início nesta quinta-feira (6), ao novenário em homenagem ao santo e à paróquia que no próximo dia 15 completa 414 anos de história.


Durante nove dias os encontros acontecerão no Centro Paroquial São João Paulo II, às 18h30 de segunda a sexta, e no sábado e domingo às 18h. A cada noite, um convidado fará a reflexão baseada no tema central “Santo Amaro, coração movido pela caridade” inspirado na primeira Carta de São Paulo aos Coríntios e na Carta Encíclica Deus é Amor, do Papa Bento XVI.


Segundo o pároco da Igreja Matriz, padre Anastácio Gilberto de Jesus, Santo Amaro de Ipitanga foi escolhido como padroeiro da cidade em 1608. “As pessoas escolheram o santo devido as suas virtudes da santidade, principalmente por aqueles que recorriam a ele para a cura do corpo e da alma. A fé dele e o desejo de servir a Deus o fez ser seguido por fiéis até hoje no município de Lauro de Freitas”.


Desde seus 12 anos Santo Amaro sentiu esse apelo para servir ao senhor e foi entregue aos cuidados de São Bento para completar seus estudos, destaca o padre. “Dado sua virtude pela oração, obediência e austeridade ele foi conduzido a vida monacal. Santo Amaro andou pelas águas para salvar seu irmão São Plácido que estava se afogando em um açude e só percebeu o feito quando voltou a terra”, completou.


As homenagens ao santo e à Igreja Matriz, que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), é um dos momentos mais aguardados pelos munícipes de Lauro de Freitas.


De acordo com a coordenadora da pastoral de comunicação, Liziane Araújo, os encontros acontecerão respeitando os protocolos sanitários para evitar o contágio da gripe e covid-19. “É exigido o uso de máscaras e será dispensado álcool em gel 70% em locais estratégicos. Além disso, apenas 75% da capacidade máxima do local poderá acessar as dependências para participar da novena”, explicou.


Entre os padres que celebrarão as missas do novenário estão o Vigário Geral da Arquidiocese da Bahia, Juraci Gomes, e os padres Rogério Marcos, Sérgio Ricardo, Jair Arlego, Thiago Kern e Wagner Luís. Os encontros também terão a presença dos bispos Marco Eugênio, Valter Magno e Dorival Barreto.


 


Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU