ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Ação da SPM mobiliza homens e mulheres no enfrentamento à violência de gênero

A exposição do Memorial de Lélia Gonzalez e a roda de diálogo sobre o enfrentamento da violência contra o público feminino marcaram a manhã desta quinta-feira (25), Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (Calf). A ação foi encabeçada pela Secretaria Municipal de Política para Mulheres (SPM) em alusão a campanha “Dia Laranja”.  


No local, homens e mulheres foram informados sobre as políticas afirmativas para reparação da desigualdade racial e apresentação dos serviços disponibilizados pela SPM e Centro de Referência Lélia Gonzalez (CRLG) na prevenção e combate à violência de gênero.   


A advogada Amanda Filgueiras, do CRLG, explanou sobre as atividades desenvolvidas pelo espaço de assistência a mulheres vítimas de violência. Há 15 anos o equipamento presta atendimento a mulheres maiores de 18 anos, residentes na cidade, que se encontram em situação de violência doméstica, familiar e de gênero, com serviços e assistência psicológica, social, pedagógica e de orientações jurídicas.  O CRLG oferece ainda articulação de rede de atendimento, grupos terapêuticos, oficinas e cursos profissionalizantes.     


No local, a coordenadora executiva da SPM, Carl Céu, destacou que ações como as de hoje são de extrema importância para vencer, através da conscientização, todas as formas de violência vividas pelas mulheres. “É ainda mais representativo por integrar as ações do Novembro Negro. Quando olhamos os dados percebemos que as mulheres pardas e pretas são, em número, as maiores vítimas de violência. Infelizmente, a cada dia que passa vemos esses índices só crescerem. Por isso, esses eventos são responsáveis por levar informação, conhecimento, para que essa mulher consiga buscar ajuda para se livrar do ciclo de violência”.  


A comandante da Ronda Maria da Penha de Lauro de Freitas, Luana Queiroz, uma das palestrantes, contou que iniciativas assim levam homens e mulheres a repensarem algumas situações vividas nos relacionamentos. “Principalmente sobre as formas de violência, que não se resume só a física. Um momento para pensar nas palavras, nas ações, tanto homens como mulheres, para que juntos consigam dirimir o caos e que isso não se torne algo maior”, aconselhou. Atualmente o equipamento de enfrentamento a violência contra a mulher atende a 215 assistidas.  


Lauro de Freitas foi o primeiro município da Região Metropolitana de Salvador (RMS) a criar o programa e a primeira cidade a implantar uma SPM do país.   


Atenta aos assuntos compartilhados, a jovem Amanda Arriz, de 22 anos, parabenizou a iniciativa. “Esse evento é um importante transformador social, tanto para levar conhecimento a nós, mulheres, como para mostrar que não estamos sozinhas nessa luta. Só resta agradecer por essa manhã produtiva”, disse a estudante.  


*O Dia Laranja* 


O “Dia Laranja” reúne atividades todos os dias 25 de cada mês, em todo o mundo. A data marca uma ação proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de combater a violência contra mulheres e meninas. A escolha da cor se deu por aquilo que ela representa: alegria, vitalidade, prosperidade e sucesso. 


*Onde buscar ajuda* 


O CRLG funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. As vítimas podem entrar em contato através do telefone 3289-1032, que também é o whatsapp.  


A Ronda Maria da Penha da cidade está situada no Aldeias SOS, na Amarílio Thiago, ao lado da 52ª CIPM. Os canais de atendimento são por meio do telefone 9910-6314 (WhatsApp) e do perfil no Instagram, @rondamariadapenhalauro. 



Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU