ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Tradicional Festa de São Francisco terá apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas

Tradicionalmente, o mês de outubro em Lauro de Freitas é marcado pelas celebrações à São Francisco de Assis, padroeiro da colônia de pesca de Buraquinho. Neste domingo (17) será realizado o cortejo com a imagem do santo a partir das 9h, no Terreiro São Jorge da Goméia, seguida de barqueata pelo Rio Joanes, com saída do Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, às 10h30, até a foz, em Buraquinho.


A festa religiosa tem o apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, por meio da Cultura e Turismo (Secult), da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP), e de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop).


O evento deve contar com apresentação de fanfarra e a presença de pescadores, ribeirinhos, rezadeiras e marisqueiras, conforme comentou o presidente da Colônia Z-57 e organizador da celebração, Anderson Santana de Assis. “Ao desembarcar em Buraquinho, vamos descer em procissão em direção à Capela de São Francisco de Assis onde o padre deve dar a bênção final e, logo em seguida, o encerramento da festa com a fanfarra, que fará cortejo nas barracas”, contou, ao acrescentar que “será uma festa linda, com a presença popular, onde reverenciaremos o nosso padroeiro”.


Ele ainda relembrou que nos dias 01, 02 e 04 de outubro, os pescadores rezaram o terço na Capela e, no dia 04, Dia de São Francisco de Assis foi realizada uma missa na capela destinada ao padroeiro.


A celebração é avaliada pelo gestor da Secult como um evento especial para toda a cidade, marcado por muita fé e devoção. “É uma festividade histórica, uma das mais tradicionais da cidade, que celebra o padroeiro dos nossos pescadores. É uma festa muito bonita, que temos o prazer de realizar”, argumentou.


Já o subsecretário da Sesp, Antônio Abreu, contou que a pasta cuidará da iluminação e limpeza do local, para contribuir com a magnitude da festa. “Estamos à disposição para tornar esse dia ainda mais especial e tornar essa festa ainda mais linda”.


A celebração a São Francisco de Assis é considerada Patrimônio Cultural e Imaterial de Lauro de Freitas, está inscrita no calendário de Festas Populares do município e reúne manifestações artísticas e culturais da cidade há mais de 70 anos.


*Celebração na pandemia*


Esta será a primeira edição do evento desde o início da pandemia, em março de 2020. A festa era caracterizada por samba, muita música e diversão. Para este ano, a organização preza por um evento menor, com todos os protocolos de segurança para contribuir com os protocolos de segurança contra a Covid-19, de acordo com Anderson Assis.


Já o titular da Secult, André Pereira, ressaltou que embora a festividade seja menor, o amor e a fé permanecem intactos. “Infelizmente ainda não temos condições de fazer a festa nos padrões normais, com muita festividade e aglomeração, mas ela será mantida com muito carinho e empenho”, comentou.



Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU