ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Lauro de Freitas adere à segunda fase do PlanificaSUS

A prefeita de Lauro de Freitas e presidente do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região Metro Recôncavo Norte, Moema Gramacho, participou nesta segunda-feira (04) da mesa de abertura do Workshop sobre a segunda fase do PlanificaSUS e assinou o termo de compromisso que confirma a adesão do município às ações da iniciativa. A metodologia utiliza a Planificação da Atenção à Saúde para integrar o serviço em todas as unidades com a realização de oficinas, tutoriais e capacitações, seja na Atenção Primária ou Especializada.


Moema Gramacho reafirmou a importância da retomada do PlanificaSUS, enfatizando o momento como mais crítico que estamos vivendo com a pandemia do coronavírus. “Desde o início da pandemia temos criado estratégias em Lauro de Freitas, como a destinação de cinco das 16 Unidades de Saúde da Família (USF) para atender casos de síndromes gripais e um Pronto Atendimento exclusivo para Covid-19. Atualmente Lauro de Freitas tem 87% de cobertura da Atenção Básica”, afirmou.


Durante a primeira fase do PlanificaSUS, realizada em Lauro de Freitas em meados de 2019, mais de 400 profissionais da rede de Atenção Básica e Especializada de Saúde participaram de oficinas, orientações, trabalhos em grupos, estudos dirigidos e dramatizações do Workshop para a implementação do programa. "Essas oficinas treinaram os servidores de saúde para organizar melhor o processo de trabalho, voltado para a linha de cuidado ao paciente e, assim, poder ofertar um serviço do SUS com mais qualidade", completou.


Após estes encontros, seis USF foram direcionadas como Unidades Laboratório onde a planificação será testada e após isso expandida para toda rede municipal. “Com a pandemia tivemos que suspender as ações e atualmente temos uma unidade piloto em Lauro de Freitas para o PlanificaSUS”, informou o superintendente da Atenção Básica Municipal, Hadson Namour. Planifica SUS é uma metodologia proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), orientada pela equipe técnica do Hospital Israelita Albert Einstein e profissionais da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).


 



Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU