ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Ato pela vida no PA Santo Amaro de Ipitanga chama a atenção para o Outubro Rosa, Novembro Azul e Covid-19

Referência no tratamento da Covid-19 em Lauro de Freitas, o Pronto de Atendimento Santo Amaro de Ipitanga (PASSAI) realizou ato em celebração da vida e em alusão ao Outubro Rosa, voltado à prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, e início do Novembro Azul, mês de conscientização e combate ao câncer de próstata. O evento, no estacionamento da unidade na manhã desta terça-feira (26), contou com a presença de autoridades municipais e profissionais de saúde.


O momento foi marcado por muita emoção e agradecimentos aos serviços prestados pelos profissionais do PASSAI. O coordenador de Ordem Pública da Settop, Ricardo Issa Lagos, 50 anos, destacou um dos momentos mais marcantes da sua vida, quando esteve infectado pela Covid-19, e relembrou a importância do acolhimento.


“Eu só tenho a agradecer por ter sido bem tratado, acolhido e amparado por essa equipe de excelência. Eu só tenho a agradecer a todos aqui que estiveram comigo em um momento muito difícil da minha vida, quando perdi a minha mãe pela mesma doença, e eu sequer tive a oportunidade de ir ao enterro dela”, contou.


Além do caráter educativo e de superação à Covid-19, este ano a unidade de saúde tem um motivo a mais para comemorar: atualmente só quatro pacientes de baixa complexidade estão na unidade, na sala amarela. Segundo Gildevan Bispo de Oliveira, diretor administrativo da unidade de saúde, já são 558 dias em funcionamento, com 49 mil atendimentos, cerca de 1.500 pessoas internadas nesse período e 25 óbitos.


“No ano passado não tivemos a oportunidade de fazer esse evento por causa da pandemia. Aproveitamos essa baixa dos números para fazer esse evento para mostrar que tanto o homem quanto a mulher precisam se prevenir contra o câncer de mama e de próstata”, contou.


A queda nos atendimentos é associada ao avanço da vacinação no município, disse a prefeita Moema Gramacho, que destacou a nobreza nas atividades desempenhadas pelos profissionais de saúde que atuaram diante da pandemia e garantiram o pleno funcionamento do local mesmo com a baixa procura por atendimento.


“Quero agradecer a todos os profissionais de saúde pela atuação durante a pandemia e alertar que ela ainda não acabou. Enquanto ainda tiver alguém contaminado, temos que manter as medidas preventivas e o atendimento do PA Santo Amaro de Ipitanga”, disse a gestora.


Moema ainda ressaltou que o evento é de extrema importância, pois reforça que o câncer de mama e de próstata fazem diversas vítimas anualmente, assim como a Covid. “Todos precisam de prevenção para que as pessoas sejam poupadas dessa doença. Esse evento é mais que necessário para conscientizar e mostrar a importância da prevenção para o diagnóstico precoce e tratamento da doença”, disse.


 



Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU