ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Servidores da Prefeitura participam de capacitação sobre o Sistema Integrado de Gestão e Auditoria (SIGA)

Servidores da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas participaram, essa semana, de capacitação sobre o Sistema Integrado de Gestão e Auditoria (SIGA), para melhor entender a funcionalidade da plataforma e ampliar a transparência das ações públicas. A qualificação foi ministrada no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (Calf) pela palestrante, advogada e consultora, Dourimárcia Benevides.


A resolução 1282/09 determina que órgãos e entidades da administração direta e indireta municipal informem ao Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM), por meio do SIGA, todos os dados e informações da gestão pública municipal. Sendo assim, o material é transferido para o sistema do órgão para otimizar os procedimentos de auditoria a cargo do tribunal, reduzindo o espaço de tempo entre a ocorrência do fato e a análise de sua regularidade.


O Controlador Geral do Município, Ápio Vinagre, explicou que o público escolhido foi formado por participantes de pastas que possuem responsabilidade de lançar dados fiscalizados pelo TCM e que precisam passar por capacitação ou reciclagem, uma vez que há mudanças em andamento nas funcionalidades do sistema. “Ter servidores capacitados e atualizados nesta importante ferramenta é fundamental e imprescindível para a missão de uma gestão eficiente e também avaliada positivamente pela Corte de contas”, destacou.


Para a fiscal de contratos da CGM, Tainá Rodrigues, além de promover a integração com a equipe, os conhecimentos serão essenciais para facilitar a rotina de trabalho. “Esse curso veio para melhorar o nosso trabalho como um todo. Afinal, o sistema é alimentado por informações de diversas secretarias. Aqui nós temos a oportunidade de saber e entender um pouco do trabalho de cada uma delas”, contou.


Cada turma passará por uma capacitação com direito a certificação de 16 horas, subordinado à participação mínima de 75% da carga horária. Ao todo, 20 profissionais, divididos em duas turmas de dez servidores, farão parte da capacitação. A separação das turmas se deu para contribuir com os protocolos de prevenção à Covid-19. A primeira turma participou do curso nesta quarta e quinta (02), a previsão é de que a segunda turma aconteça entre os dias 8 e 9 de setembro.


O curso é voltado para trabalhadores da CGM, da Procuradoria Geral do Município (PGM), da Secretaria Municipal de Administração e de Projetos Estratégicos (SECAD), da Fazenda (SEFAZ), de Infraestrutura (SEINFRA), da Saúde (SESA) e da Comissão Permanente de Licitações (COPEL).




Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU