ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

domingo, 1 de agosto de 2021

Trófeu Nossa História – Rumo aos 60 anos é lançado em Lauro de Freitas


 Trófeu Nossa História – Rumo aos 60 anos é lançado em Lauro de Freitas


O vereador Edivaldo Palhaço e a prefeita Moema Gramacho fizeram o ato de entrega 


Com o objetivo de celebrar os 60 anos de emancipação política de Lauro de Freitas, que ocorrerá em 2022, o vereador e movimentador cultural, Edivaldo Palhaço (Cidadania) e uma comissão de artistas locais lançaram hoje, o Prêmio Nossa História – Rumo aos 60 anos.  A honraria é destinada a todos e todas, que de alguma forma, contribuíram para o engrandecimento e preservação da memória do município.


O primeiro escolhido foi o professor e historiador Gildásio Freitas, que recebeu o troféu das mãos da prefeita Moema Gramacho e o vereador Edivaldo Palhaço. O ato aconteceu em frente à Igreja Matriz Santo Amaro de Ipitanga, no dia que a cidade completou 59 anos de emancipação. “Preservar a nossa história é garantir que as gerações futuras tenham o conhecimento deste legado. Para nós, esse reconhecimento é muito importante para os grandes nomes desta terra. Estou muito grato pela ação”, pontuou Edivaldo. 


Uma das pessoas mais empolgadas e entusiasmadas com a premiação foi à prefeita, que parabenizou e apoiou o merecido reconhecimento às pessoas que de fato contribuíram para a história de Lauro de Freitas.  “Professor Gildásio está de parabéns, por acompanhar e conhecer a fundo o nosso munícipio”, enfatizou Moema. 


O trófeu foi produzido pelo artista plástico Marcelo, morador de Vida Nova. O material utilizado foi aço inox e foi inspirado nos quatro rios e demais afluentes, que cortam a cidade, representados por quatro faixas metálicas. A primeira é Rio Ipitanga, nome dado pelos índios, significando “rio de águas vermelhas”, quem vem, desde Simões Filho, até desaguar em Buraquinho. A segunda, o Rio Joanes, que corta oito municípios, cortando o centro da cidade e chegando à sua foz, em Buraquinho, cobrindo um percurso de 75 km. A terceira representa o Rio Sapato, que delineia toda a orla do município, vinda da Praia do Flamengo e percorrendo Ipitanga, Vilas do Atlântico e Buraquinho. A quarta e última faixa, representa os demais rios, de menor dimensão, mas não menos importantes, deixando suas marcas ao longo de seus cursos.


Participaram do ato os artistas Tobé Veloso, Edilson Oliveira, Mauricio Dancer, Artêmio da Luz, Sophia Lima Silva, Pery Rudá, Flau Fontenelle, além do professor e ex-vereador, Paulo Aquino, o coach em projetos culturais, Lima e LÍder comunitário, Bilika Castelo.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU