ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 9 de julho de 2021

Saúde ocular: Hospital Municipal Jorge Novis é referência em atendimento de baixa e média complexidade

 


Em apenas alguns minutos, os pacientes que procuram o serviço de oftalmologia ambulatorial do Hospital Municipal Professor Jorge Novis, na Itinga-Lauro de Freitas, são avaliados e, em uma única consulta, recebem o diagnóstico para problemas como pressão interna do globo ocular, fundo de olho, refração, glaucoma, traumas e outras doenças oculares.


Neste sábado (10), dia em que se comemora o Dia Mundial da Saúde Ocular, é importante destacar que a unidade é referência em atendimento de baixa e média complexidades oftálmicas pelo SUS em Lauro de Freitas, atendendo semanalmente cerca de 150 pessoas, entre crianças e adultos.


Enquanto aguardava o atendimento, Paulo Victor, de 17 anos, contou que foi diagnosticado com tracoma (doença inflamatória ocular), durante uma ação realizada pela secretaria municipal de Saúde em sua escola antes da pandemia e encaminhado para tratamento no Jorge.


“Eu sempre sentia os olhos ardendo e uma vermelhidão que não passava, além disto, havia sempre inflamações na região dos cílios, mas achava que era normal”, contou. Durante todo o ano passado, o jovem continuou os protocolos e nesta sexta-feira (09), recebeu a esperada alta médica. “Agora é continuar me cuidando”, disse sorrindo.


O atendimento acontece diariamente, e por conta da pandemia do novo Coronavírus alguns cuidados são tomados para evitar a contaminação, como a limpeza com álcool gel 70% nos equipamentos no intervalo dos atendimentos e a limitação de acompanhantes – permitido apenas para menores, idosos ou pessoas com dificuldade de locomoção.


“Quanto mais cedo o paciente visitar o oftalmologista mais precocemente são diagnosticados e tratados erros refracionais, como miopia, estrabismo, hipermetropia e astigmatismo. A recomendação é realizar uma consulta anual para manter a saúde ocular ou se for notada alguma alteração da capacidade visual e ainda em casos de sintomas na vista”, informou a médica Rute Carneiro.


Nas crianças além do atendimento regular, o hospital realiza teste do olhinho em recém-nascidos. O exame detecta anomalias através do reflexo da luz nos olhos do bebê. É recomendado que o teste seja realizado na primeira semana de vida da criança, assim como fez a mãe do pequeno Pedro Macedo, de 9 anos.


“Ele foi diagnosticado com miopia no teste do olhinho e desde os três anos é acompanhado semestralmente no Jorge Novis”, falou enquanto a criança passava pelo procedimento padrão, dilatando as pupilas.


Além do Hospital Jorge Novis, Lauro de Freitas conta com o suporte de uma rede credenciada que amplia o atendimento em oftalmologia. Os procedimentos são agendados na Central de Regulação, localizada na Avenida Maria Isabel Santos (Beira Rio), no Centro.


 


Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU