ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 20 de julho de 2021

Julho amarelo: Prefeitura promove semana de prevenção e ações contra as hepatites virais


 Julho amarelo: Prefeitura promove semana de prevenção e ações contra as hepatites virais*


Com o objetivo de conscientizar e alertar a população a respeito da prevenção, transmissão e tratamento das hepatites virais, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), através da Superintendência de Atenção Especializada, realizou mais uma etapa das ações que integram o Julho Amarelo. As atividades de atendimento especializado, orientações e vistorias em estabelecimentos serão realizadas durante toda esta semana e ocorrem em alusão ao Dia Mundial de combate à doença, celebrado em 28 de julho. 


Dados do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) indicam que em Lauro de Freitas, aproximadamente 480 munícipes vivem com uma das hepatites. Desse total, são atendidas na unidade 115 pessoas com Hepatite C e 70 com Hepatite B. No local, parte desse público foi atendido nesta terça-feira (20) pela infectologista Laurência Vânia Carvalho. 


O instrutor de trânsito Wilson Azevedo foi um dos pacientes atendidos. Ele elogiou a ação e destacou que os sintomas da doença são silenciosos.  


Djair de Deus, diretor do CTA, ressaltou que a agenda de atividades de combate às hepatites é de extrema importância para a população. “Quanto mais cedo for realizada a testagem, melhor para iniciar o tratamento. Muitas vezes as pessoas são portadoras da doença e não sabem. Com essas ações, a sociedade pode entender a importância de identificar e as alternativas para tratar a doença”.   

Em Vida Nova, uma força-tarefa formada entre a Vigilância Sanitária (VISA), Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) e Vigilância em Saúde Ambiental (VSA) realizaram vistorias em estabelecimentos como salões de beleza, barbearias, estúdios de tatuagem com orientações para trabalhadores e clientes. Segundo Daniel de Assis, diretor da Vigilância Epidemiológica da SESA, as atividades contribuem para conscientizar e inibir novos casos de hepatites virais.  


Jean Andrade, cabeleireiro do salão de beleza “Transforme Seu Visual”, contou que vai adotar novas práticas a partir das orientações da vigilância. Para a cliente Suelen Moreira, 36, a vistoria dá mais segurança para realizar procedimentos nos locais.  


Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itinga, pacientes que aguardavam atendimento também receberam orientações em relação às formas de transmissão e tratamento da doença.  


Lauro de Freitas realiza testagem em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), além do CTA, no Centro. Mais informações através do telefone 71 3369-9940.  


*Hepatites* 


Os tipos de hepatite mais comuns são o A. B e C. No entanto, existem outros tipos, como o D, E, F, G, além das hepatites autoimune, medicamentosa e crônica. Na maioria dos casos, a doença não apresenta sintomas, mas pode manifestar cansaço, febre, tonturas e enjôos. O vírus é transmitido, entre outras formas, através de relação sexual sem preservativo, contato com sangue ou secreções contaminadas, assim como agulhas e demais objetos perfurocortantes.  O tratamento dura, em média, entre três e seis meses, a depender do quadro de saúde do paciente. 


*Calendário de atividades* 


O itinerário de combate às hepatites virais nos estabelecimentos seguirá para o bairro de Portão nesta quarta-feira (21), Centro, na quinta (22), e Vilas do Atlântico, na sexta (23).  


As ações de orientações e informações à população nas unidades de saúde ocorrerão no PA Areia Branca, Hospital Professor Jorge Novis e PA Nelson Barros, nesta quarta-feira (21). Na quinta (22) também será a vez do Caps II, Caps AD e novamente  na UPA de Itinga.




Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU