ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 6 de julho de 2021

Em Lauro de Freitas, volume de chuva em 24 horas corresponde a mais da metade do previsto para todo o mês de julho

 


Em Lauro de Freitas, volume de chuva em 24 horas corresponde a mais da metade do previsto para todo o mês de julho


Lauro de Freitas registrou o acumulado 91,17mm de chuva nas últimas 24h. De acordo com a Defesa Civil do Município, o volume corresponde a mais da metade do ocorrido em todo o mês de julho do ano passado, quando choveu 161,80 mm. Mesmo com o grande volume em curto espaço de tempo, não houve chamadas de emergência durante a madrugada desta terça-feira (06).


De acordo com o superintendente da Defesa Civil, Tiago Maxx, as equipes estão trabalhando em esquema de plantão e prontas para atender chamadas relacionadas à movimentação de massas, desabamento de imóveis ou inundações.


"A orientação para pessoas que vivem próximas a rios ou córregos é observar o nível da água, caso note um aumento do nível, a pessoa deve sair do imóvel e se abrigar em local seguro. A Defesa Civil pode ser acionada a qualquer momento através dos números 199 ou 3288 -8628 e ainda pelo e-mail defesacivil@laurodefreitas.ba.gov.br", informou.


Durante toda manhã, os técnicos do órgão percorreram os reservatórios de amortecimento da macrodrenagem dos Rios Ipitanga e Joanes que acumulam o excesso de águas evitando enchentes. A previsão do tempo para hoje é de temperatura mínima de 23º e a máxima 26º com probabilidade de chuva à noite de 5%. A expectativa de volume para as chuvas nas próximas 12 horas é de 10 mm.


*Reservatórios da Macrodrenagem*


Mais de 1 milhão de metros cúbicos de água que iriam imediatamente para os rios e algumas ruas da cidade, foram armazenados pelos quatro reservatórios da macrodrenagem do Rio Ipitanga que já estão em operação desde o início das chuvas no último final de semana. A liberação deste volume de água é realizada aos poucos, o que diminui a incidência das enchentes e os pontos de alagamento em diversas regiões da cidade. Dos seis reservatórios previstos no projeto de macrodrenagem, quatro já estão operando com sua capacidade máxima.


*Alerta*


Segundo dados fornecidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado de chuva nas últimas 24 horas colocou as regiões Areia Branca, Jambeiro e Vila Praiana no alerta máximo, classificadas na bandeira vermelha que indica risco muito alto. Areia Branca foi a região que registrou maior volume, alcançando 91,17 mm de chuva, em Vila Praiana caiu 72,75 mm e em Jambeiro 70,92 mm de chuva. Os bairros de Portão e Itinga estão classificados como de risco alto, com 62,97 mm e 52,53 mm.


*Ações preventivas*


A Defesa Civil realiza durante todo o ano ações para mitigar os impactos das chuvas. Além de orientações a pessoas que vivem em áreas de risco, o órgão instala lonas em encostas descobertas e monitora diariamente o tempo na cidade. Lauro de Freitas possui seis pluviômetros instalados em locais diferentes e estratégicos do município que emitem dados a cada dez minutos.



Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU