ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 6 de julho de 2021

CCZ realiza ação de prevenção contra a leishmaniose em Lauro de Freitas

 


Nesta segunda-feira (5), a equipe do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, esteve no Batalhão da Polícia de Choque, em Lauro de Freitas, realizando coleta de sangue e testagem rápida para leishmaniose nos cães da unidade.

Os resultados positivos foram encaminhados ao LACEN para análise detalhada, como explica Igor Fidelis - diretor do CCZ. “A prevenção é a melhor forma de combater a leishmaniose e foi importante recebermos o chamado do Batalhão de Choque para essa inspeção local e testagem nos cães. Tivemos alguns casos positivos que foram encaminhados ao LACEN e fizemos borrifacão em toda área para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito também transmissor de outras doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya, cujos sintomas são semelhantes aos da Covid-19”, afirma Igor.

O Secretário de Saúde do Município, Augusto Cesar, falou da importância da ação. “Embora os cachorros não sejam responsáveis diretos pela transmissão da leishmaniose, se um mosquito picar um cão infectado, o mesmo mosquito poderá picar um ser humano e transmitir a doença; daí a importância da testagem e também da vacina. Para evitar os surtos de arboviroses, é importante que toda a população esteja empenhada em eliminar os focos do Mosquito. Manter as garrafas de cabeça para baixo, colocar areia nos pratinhos de plantas, entre outras medidas de prevenção”, completa Cesar ao elogiar o trabalho das equipes do CCZ no Município.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU