ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 12 de julho de 2021

Carta da Semed aos estudantes, familiares e a toda comunidade escolar

 


Carta da Semed aos estudantes, familiares e a toda comunidade escolar


Lauro de Freitas, 12 de julho de 2021


Desde o início da pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), tem envidado todos os esforços para proporcionar as melhores condições possíveis para os estudantes, bem como para os educadores.


Para garantir o direito básico à educação na rede pública municipal, a prefeitura adotou sistema de transmissão de aulas pela televisão, abriu licitação para compra de tablets com acesso à internet, entregou 27 mil cadernos de atividades e contratou plataforma própria para ensino remoto.


A prefeitura já vacinou mais de 1.350 professores e demais trabalhadores da educação com a primeira dose e já iniciou aplicação da segunda dose, com prazo previsto de concluir até 15 de agosto, caso as vacinas sejam enviadas pelo Ministério da Saúde ou se este liberar os municípios para comprarem. 


Após a aplicação da segunda dose da vacina em todos os trabalhadores da educação, poderemos marcar a data de retorno às aulas presenciais com protocolos que garantam a prevenção à COVID. 

  

Em 2020, a SEMED organizou uma ação conjunta com educadores, membros do Conselho Municipal de Educação (CME) e Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública (Asprolf) para construção do Currículo Emergencial, de maneira participativa, como é praxe nesta administração.


Além das aulas on-line previstas em comum acordo no Currículo Emergencial, a SEMED investiu na contratação de espaço na TV Kirimurê para que conteúdos educativos alcançassem o maior número possível de estudantes, ciente de que muitos têm dificuldade de acesso à internet.


Este é um problema que atinge o Brasil em quase sua totalidade, conforme pesquisa divulgada pelo governo federal na quinta-feira (8), na qual apenas 6,6% das escolas públicas forneceram acesso gratuito à internet para alunos estudarem de forma remota na pandemia.


Como agravante, o governo federal acionou a Justiça para não cumprir a lei aprovada no Congresso que prevê investimentos da ordem de R$ 3,5 bilhões para levar internet a 18 milhões de estudantes que fazem parte do cadastro do Bolsa Família, além de atingir 1,5 milhão de professores.


Para suprir essa lacuna, a Prefeitura de Lauro de Freitas abriu uma licitação para garantia de tablets com acesso à internet e plataforma específica para estudantes, contemplando também professores, algo que ainda não foi executado, na íntegra, nem mesmo pelo Executivo municipal mais rico do país, que é a cidade de São Paulo.


O Município investiu também na confecção de cadernos de atividades para que todos os estudantes da rede pudessem praticar em casa os conteúdos curriculares, em conjunto com as aulas transmitidas pela TV Kirimurê e pelos professores, como vinha acontecendo até agora.


Para contribuir com a segurança alimentar dos estudantes, o Município de Lauro de Freitas substituiu a merenda escolar por um kit de alimentos que foi entregue aos 28 mil alunos da rede pública, mensalmente, desde abril de 2020 até hoje, com intervalo de apenas 3 meses.


Como é de conhecimento de todos, vivemos uma pandemia global que alterou a rotina de bilhões de pessoas no mundo, o que resultou em uma crise financeira sem precedentes nas administrações públicas dos municípios, nos empreendimentos privados e nas finanças pessoais. Mesmo assim, a Prefeitura continuou pagando os salários dos servidores da Educação em dias, dentre outras ações.


A secretaria compreende e se solidariza com a angústia das famílias nesse momento de pandemia com aulas remotas, mas também pede a colaboração no acompanhamento do desenvolvimento e aprendizagem dos filhos.


A SEMED tem trocado informações sobre processos educativos desenvolvidos em outras cidades, para criar estratégias com o objetivo de garantir uma educação pública, gratuita e de qualidade.


A secretaria se coloca à disposição para apoiar toda comunidade escolar com o esforço necessário para fazermos neste momento difícil tudo o que for possível, com todos os tipos de aprendizagens que estejam disponíveis pra adotarmos.

 


Vânia Galvão

Secretária Municipal de Educação do Município de Lauro de Freitas

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU