ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 1 de junho de 2021

Prefeita cobra direito à aquisição de vacinas e destaca ações de combate a pandemia em Lauro de Freitas

 


“Precisamos do direito de comprar a vacina para garantir celeridade na imunização da nossa população”, destacou a prefeita Moema Gramacho durante participação em live sobre ações e desafios na gestão municipal durante a pandemia, do programa Pauta Brasil, na tarde desta segunda-feira (31). O encontro virtual contou com a participação da prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, e foi mediado pelo diretor da Fundação Perseu Abramo, Joaquim Soriano. 


O pedido da gestora se dá a partir da demora no envio das doses por parte do governo federal. Segundo Moema, Lauro de Freitas imunizou 20% da população com a primeira dose e 10% com a segunda. “Já vacinamos todas as comorbidades, os profissionais de saúde e nesta terça vamos vacinar profissionais de comunicação que tanto têm contribuído para informar sobre a Covid”.


Em meio à pandemia, o Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga, referência no atendimento à Covid, realizou mais de 40 mil atendimentos em um ano. O município também realizou testagem em massa em todos os bairros da cidade através de barreiras sanitárias e da carreta batizada de ‘Laurona’.


 Além disso, o município foi pioneiro na busca ativa casa a casa, realizada pelos agentes comunitários, e por meio eletrônico. Ações de desinfecção nas ruas da cidade e uma força-tarefa de fiscalização para o cumprimento dos decretos fazem parte do pacote de medidas preventivas.


 “Foram mais de 80 decretos no período, com medidas para conter o avanço da Covid-19”, explicou a gestora.


Na contramão da crise impulsionada pela pandemia, Moema citou que Lauro de Freitas continuou com as obras estruturais para melhorar a qualidade de vida dos munícipes, a exemplo da obra de Macrodrenagem do Rio Ipitanga, em parceria com o Governo do Estado, que capta água de chuvas e durante a estiagem garante lazer da população e tem como foco acabar com os alagamentos da cidade. 


As ações na área da educação, uma das mais afetadas pela pandemia, também ganhou prioridade. “Disponibilizamos o kit alimentação para 28 mil estudantes da rede municipal de ensino e agora vamos entregar tablets para alunos e professores para que possam, além de acompanhar as aulas pela TV aberta, fazer aula interativa”, contou. 


A gestora parabenizou o papel desempenhado por outros prefeitos, principalmente aqueles que administram municípios pequenos, a necessidade de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e o trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde, que atuam na linha de frente da pandemia. 


*Inovação*


Lauro de Freitas vai implementar o programa Cidade Solidária e Sustentável, para tentar retomar a economia, mesmo com o distanciamento social. Como forma de incentivar o comércio local, o município pretende adotar o programa Credicesta, com cartão de crédito para compras na cidade, além de linha de créditos exclusivas para pequenos empresários e microempreendedores Individuais (MEI). O programa será lançado no próximo dia 08 de junho.



Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU