ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 30 de junho de 2021

Lauro de Freitas realiza 670 testes para a Covid-19 durante blitz nos postos de saúde

 


 As 16 Unidades de Saúde da Família (USF) de Lauro de Freitas reservaram uma sala dentro dos equipamentos para intensificar o rastreio da Covid-19 através das barreiras sanitárias. Nesta quarta-feira (30), a estratégia continuada executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), realizou 670 testagens rápidas e orientou às pessoas que procuraram atendimento quanto às formas de contágio e prevenção da doença. Desse total, 475 testes deram negativo, 7 com IGM positivo ( está ou esteve infectado) e 179 IGG positivo (paciente teve infecção anterior, com pelo menos 3 semanas, e está com anticorpos).


Aguardando sua vez para ser testada, a professora de curso técnico, Geovana Moura, disse que buscou o atendimento por ter tido contato recente com pacientes positivos para a Covid-19. Após responder as perguntas do questionário clínico (anamnese), ela fez o teste rápido. “Apesar de estar todo esse tempo somente em casa existe sempre o medo de estar infectada e assintomática, o que facilita ainda mais a contaminação coletiva”, disse. Já o pedreiro Gilson da Silva, procurou a unidade porque estava sentindo dores de cabeça e de garganta, mas ficou aliviado pelo resultado negativo. “Agora é continuar tomando os cuidados”, afirmou.


O secretário da Sesa, Augusto César Pereira, acredita que as barreiras sanitárias auxiliam na redução da demanda de atendimento dentro das unidades que oferecem atendimento emergencial como PA Santo Amaro e UPA. “Em média os prontos socorros atendem diariamente cerca de 400 pessoas, esse número foi reduzido pela metade após a intensificação das testagens, isso porque as pessoas positivadas entram em quarentena e não precisam superlotar estes equipamentos”, avalia.


Desde o início da pandemia, Lauro de Freitas adotou as barreiras sanitárias como estratégia de prevenção e diagnóstico da Covid-19. Somente em 2020, a Sesa realizou 103 barreiras de testagens nos 19 bairros da cidade.  Além das barreiras o diagnóstico da Covid-19 pode ser feito no PA Santo Amaro - unidade referência para atendimento a pacientes com sintomas gripais e respiratórios e em uma das cinco USFs que também realizam atendimento a pacientes com sintomas leves da Covid-19.  Nestes locais, o diagnóstico é realizado diariamente.


*Vacinação*


Nesta quarta-feira (30), pessoas que perderam o prazo para tomar o reforço da vacina contra a Covid-19, seja Oxford/Astrazeneca ou Coronavac, foram vacinadas na quadra do Colégio 2 de Julho. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, 23.107 pessoas já receberam a 2ª dose do imunizante no município.


Em Lauro, 71.112 pessoas já foram imunizadas com a 1ª dose da vacina. Esse número equivale a 47,4% do público-alvo. A aplicação continua suspensa no município até a chegada de novos lotes do imunizante.


 


Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU