ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Lauro de Freitas ultrapassa as 65 mil doses aplicadas. Quase 19 mil pessoas completaram a imunização contra a Covid-19


Até o momento, 18.935 pessoas já completaram o ciclo de imunização (1ª e 2ª dose) contra a Covid-19 em Lauro de Freitas. Entre as vacinas Coronavac, Astrazeneca e Pfizer, o vacinômetro da Secretaria Municipal de Saúde (SESA) registrou, nesta quarta-feira (26), 65.170 doses de vacinas aplicadas nos grupos prioritários.


Com relação à primeira dose, 46.235 pessoas iniciaram o ciclo vacinal com uma das três vacinas. Deste número, 24.484 correspondem ao imunizante Astrazenca, 17.284 a Coronavac e 4.467 a Pfizer. Segundo o secretário Municipal de Saúde, Augusto César Pereira, o município ainda registra um déficit de pessoas que não compareceram para tomar a segunda dose dos imunizantes.


“Já poderíamos ter ultrapassado a casa de 20 mil imunizados se todas as pessoas com data de segunda dose tivessem comparecido. Hoje, temos um déficit de quase 1.200 pessoas que deixaram de comparecer, porque esqueceram, viajaram, ou estão doentes no momento”, disse ao fazer um alerta para que as pessoas se atentem para a data da segunda aplicação e compareçam para completar o ciclo.


O município de Lauro de Freitas já contemplou 22 grupos prioritários, dos 28 definidos pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e o Ministério da Saúde. De acordo com o secretário Augusto César, todos os segmentos prioritários, presentes no município, foram vacinados em escala maior do que os números oficiais do Plano Nacional de Vacinação.


“Contemplamos e completamos todas as categorias que temos que obedecer, conforme a CIB e o Plano Nacional de Imunização. Pelo dado que tínhamos, sabemos que já ultrapassamos os números oficiais. Assim, temos o exemplo de idosos acima de 90 anos, em que era estimado 250 e vacinamos mais de 600. Todas as faixas etárias, fizemos mais do que tínhamos no IBGE”, relatou.


Outro exemplo de grupo prioritário, agora do segmento profissional, que o município de Lauro de Freitas concluiu foi o de agentes de limpeza, com 560 servidores, vinculados à Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP), vacinados em primeira dose. Esses trabalhadores são considerados essenciais e linha de frente do combate à pandemia.


A Secretaria Municipal de Saúde já garantiu a aplicação de primeira dose em pessoas acima de 60 anos; pessoas com comorbidades acima de 18 anos; profissionais da educação; trabalhadores de transporte públicos; guarda municipal e agentes de trânsito; taxistas e mototaxistas; gestantes, lactantes e puérperas; pessoas com deficiências; quilombolas e indígenas; pessoas em situação de rua, dentre outros, além dos profissionais de saúde.


*Calendário*


Nesta quarta-feira (26), foram feitas aplicações de 2ª dose da vacina Astrazenca, na quadra da Escola 2 de Julho, na Itinga. Nesta quinta-feira (27), além da 1ª dose, a 2ª também estará suspensa no município, que aguarda a chegada de mais lotes para retomar a vacinação.


 



Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU