ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sábado, 15 de maio de 2021

Agentes de Limpeza enfrentam desafios na linha de frente do combate a pandemia


 Agentes de Limpeza enfrentam desafios na linha de frente do combate a pandemia

Neste domingo, 16 de maio, é comemorado o Dia dos Agentes de Limpeza. Essencial para manter a cidade em ordem, mais de 400 profissionais dedicam, todos os dias seu tempo e esforço para manter Lauro de Freitas limpa. A atividade desenvolvida pela categoria tornou-se ainda mais indispensável durante a pandemia da Covid-19.


“Imagine aí se a gente fica 15 dias sem limpar as ruas? Seria um caos. O nosso trabalho é um verdadeiro privilégio”, afirmou o agente de limpeza Roque Emílio dos Santos, em exercício há dois anos.


Embora seja uma atividade nobre, o dia a dia desses profissionais é cercado por dificuldades causadas pelos próprios populares. Além do lixo descartado nas ruas de forma indevida, os agentes ainda têm que lidar com o preconceito e falta de educação das pessoas. 

“Vários passam e não dão nem um bom dia. Algumas pessoas passam longe da gente. Certa vez, lembro que estava num condomínio, pedi água e a dona da casa me negou”, revelou o agente de limpeza Claudemiro Costa Carvalho, 41.


Além da disposição de percorrer ruas da cidade com o objetivo de deixá-las limpas, o agente de limpeza José Lima, 46, contou que é necessário ter amor à profissão. “Eu amo o que faço e por isso que o trabalho dá certo. Nada na vida dá certo se não for feito com gosto”, destacou. Morador de Vida Nova, ele atua na área há dois anos.


Na estrutura da Prefeitura de Lauro de Freitas, os profissionais estão vinculados à Secretaria de Serviços Pública (SESP). Ao todo são 420 agentes de limpeza somados aos profissionais que atuam nos parques e jardins, nos rios e córregos, segundo o titular da pasta, Anderson Pinheiro. Os serviços desenvolvidos pela secretaria estão divididos em equipes de varrição, poda, limpeza de praças e jardins, e de rios e córregos.


Como forma de reconhecimento pelos serviços prestados, a pasta vai oferecer alguns serviços para a categoria profissional. São eles: atividades laborais, atendimento psicológico e com assistente social.



Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU