ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 19 de abril de 2021

População indígena e quilombola é vacinada contra a covid-19 em Lauro de Freitas

Considerados prioridade na imunização contra a covid-19, o processo de vacinação dos povos indígenas em Lauro de Freitas começou nesta segunda-feira (19) com a aplicação do imunizante AstraZeneca em aldeados da Reserva Thá-Fene em Quingoma. A vacinação aconteceu sob a sombra das árvores no Barracão do Samba no Quingoma, zona semi-rural do município. Além dos indígenas, mais um grupo de quilombolas foram vacinados com a primeira dose.


A estratégia de imunização atende a fase II do plano municipal de vacinação contra o coronavírus. As doses foram direcionadas para pessoas maiores de 18 anos de idade, com exceção de gestantes que podem ser vacinadas se forem integrantes de algum grupo prioritário e com a apresentação de laudo médico. A segunda aplicação está marcada para o mês de julho.


Já o processo de imunização dos quilombolas foi iniciado em março. Outro público alvo desta etapa são profissionais de saúde das clínicas particulares.  A Secretaria de Saúde fez um cadastro e agendamento prévio para vacinar os profissionais em seu ambiente de trabalho.


Lauro de Freitas já iniciou a imunização nos idosos com 60 anos ou mais, quilombolas, profissionais de saúde, forças de segurança, deficientes que residem em instituições e pacientes crônicos renais. O município segue na liderança da Região Metropolitana com 93% das doses aplicadas, ou seja, das 24.714 doses enviadas mais de 23 mil já foram administradas nos públicos alvos.


*Segunda dose*


A segunda dose é aplicada nos quatro pontos de imunização de acordo com as datas programadas. Cada pessoa vacinada com a primeira dose recebe um cartão de vacinação com data de retorno. Nos dias programados a equipe está disposta nos drives do Ginásio de Esportes do Aracuí, na Escola Dois de Julho, na Itinga, no Terminal Rodoviário de Portão ou na Escola Esfinge, em Areia Branca, das 8h às 16h.


Lauro de Freitas já completou o esquema vacinal de mais de 9 mil pessoas que, assim como o aposentado Manoel Assis, de 72 anos, comemorou após ser imunizado com a dose de reforço. “Finalmente, sei que este é o início da nossa vitória, da vitória da humanidade”, disse. Nesta segunda-feira, mais de 1.500 foram imunizados com a segunda dose no município.  



Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU