ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 31 de março de 2021

Lauro de Freitas lidera o ranking da vacinação na RMS; município já aplicou 96,3% das doses recebidas


Lauro de Freitas lidera o ranking da imunização contra o covid-19 entre os municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Desde o início da vacinação em janeiro até agora, mais de 96% das doses enviadas pelo Ministério da Saúde já foram aplicadas. De acordo com o último boletim emitido pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) em números reais, a cidade recebeu 18.740 doses e já aplicou 18.051. As doses residuais são destinadas aos idosos acamados. 

A celeridade da aplicação é evidenciada diariamente. Os lotes com os imunizantes chegam semanalmente, em escalas e quantidades diferentes de acordo com o público alvo a receber a proteção. A média da administração de todas as doses tem sido de 48 horas. 

“Lauro de Freitas é destaque também no Brasil, estamos entre as cidades que mais vacinaram nacionalmente. Isso chama atenção porque estamos vivendo um dos piores momentos da pandemia e estamos conseguindo, mesmo com todos os desafios, avançar no calendário de vacinação”, disse o secretário municipal de Saúde (Sesa), Augusto César Pereira. 

Para obter os resultados positivos, a estrutura montada pela gestão conta com quatro drive-thrus espalhados em diferentes locais da cidade, um no ginásio de esportes do Araqui, outro em Portão, em Areia Branca e um no colégio 2 de Julho na Itinga. Além disso, enquanto há estoque de vacinas, mais de cem profissionais de saúde se revezam das 8h às 16h de domingo a domingo, num processo ininterrupto de imunização. “Temos sido referência para os municípios vizinhos que têm reproduzido nossa estratégia de vacinação”, completa César. 

Segundo o boletim da Vigilância em Saúde da Sesa emitido nesta terça-feira (30), entre as pessoas que iniciaram o ciclo da imunização, a maioria é do sexo feminino. Quase onze mil mulheres tomaram a primeira dose, enquanto que apenas seis mil homens procuraram os pontos de vacinação para receber a proteção. Outro dado que chama a atenção é o número de profissionais de saúde do setor público ou privado vacinados, atualmente são mais de quatro mil.

Critérios da Sesab para receber mais imunizantes

De acordo com os critérios da Secretária de Saúde da Bahia (Sesab), para receber novos lotes do imunizante, o município precisa ter aplicado pelo menos 85% das doses recebidas anteriormente. “Lauro de Freitas tem sempre batido a meta, aplicando todas as doses com a média de tempo de 48 horas”, informa César. 

Durante uma vinda ao município em fevereiro, o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, visitou os pontos de imunização, elogiou o planejamento para aplicação das doses do município e apontou Lauro de Freitas como referência “Lauro é exemplo de vacinação, foi o que inicialmente despontou com a maior taxa de imunização e melhor aproveitamento das doses”, disse na ocasião. 

Retomada da vacinação

Ainda está semana a vacinação contra a covid-19 deve ser retomada em Lauro de Freitas. A previsão é de que o Ministério da Saúde envie maior quantidade de doses que devem contemplar novos públicos prioritários como profissionais da segurança pública e idosos maiores de 66 anos. 



Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU