ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 12 de março de 2021

Defesa Civil de Lauro de Freitas atualiza mapa de áreas de risco em períodos de chuva

 


Defesa Civil de Lauro de Freitas atualiza mapa de áreas de risco em períodos de chuva*

O mapeamento das áreas de risco de Lauro de Freitas está em fase final de atualização e deve ser concluído antes do período das chuvas intensas, que historicamente caem sobre o município entre os meses de abril e junho. O registro é um levantamento minucioso realizado pelos técnicos da Superintendência da Defesa Civil (SUDEC) do município que apresenta informações detalhadas de locais propícios a movimento de massas, enchentes, inundações e vulnerabilidade das ocupações. 

De acordo com o superintendente da SUDEC, Tiago Max, foram identificados, com base em levantamento feito em 2019 pelo Serviço Geológico do Brasil - CPRM, 24 locais com probabilidade de ocorrência dos eventos classificados em alto ou muito risco. 

“A partir da identificação dos problemas são sugeridas ações mitigatórias através de medidas estruturais (obras) e não estruturais (planos preventivos, remoções definitivas ou temporárias). Como medida preventiva, a Defesa Civil também realiza a colocação de lonas em encostas desprotegidas com risco de ocorrência de deslizamentos e orientações de procedimentos padrões a população”, relatou. 

Tiago conta que, no início deste ano, todos os pontos críticos apontados no relatório da última chuva forte ocorrida em 2019 no município foram vistoriados. “O objetivo foi verificar o estado atual de cada local. Nós organizamos o mapa através de pontos georreferenciados em coordenadas UTM (Sirgas 2000) coletadas por meio de aplicativo GPS. Assim temos como verificar o local exato com informações precisas como escolas e postos de saúde que são próximos às áreas de risco e que podem servir para possíveis abrigos. Isso facilitará a criação de rotas, ou seja, o mapa auxilia no planejamento pré e pós-desastre”, disse. 

Pluviômetros automáticos emitem alerta de chuva

Além do mapeamento dos pontos críticos, Lauro de Freitas conta com seis pluviômetros automáticos que auxiliam a prevenção de desastres meteorológicos. Os equipamentos estão instalados em locais estratégicos no município e emitem, em períodos de chuvas, dados acumulados a cada dez minutos. 

“Os aparelhos têm o propósito de medir a quantidade e a intensidade da chuva, transmitindo dados dos acumulados em milímetros. Através desta detecção, é possível gerar alerta e estimular a prevenção em casos que possam deflagrar deslizamentos de terra, inundações e enxurradas”, explica Tiago. Esses dados são fornecidos pela rede de monitoramento de desastres do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).

Além dos pluviômetros, Lauro de Freitas também conta com uma Estação Hidrológica, localizada na Avenida Santos Dumont, que tem o objetivo de monitorar o nível do Rio Ipitanga, da precipitação e fazer registros fotográficos em tempo real.

Defesa civil pode ser acionada 24h

O plantão de 24h da Defesa Civil pode ser acionado pelos telefones 199 ou 3288 -8628 (das 8h às 18h), ou através de e-mail defesacivil@laurodefreitas.ba.gov.br.

O órgão é responsável pelo monitoramento de áreas de risco, realização de vistorias, orientação técnica, colocação de lona plástica, capacitação de lideranças comunitárias, durante e depois do desastre com resposta e recuperação, vistoria técnica em áreas de desastres, informação sobre desastres, atendimento às famílias desabrigadas, recuperação de áreas atingidas.





Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU