ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 5 de março de 2021

Com estoque zerado, Lauro de Freitas suspende vacinação da 1ª dose contra Covid 19


Com a aplicação da 1ª dose em 390 idosos na faixa etária de 79 anos ou mais, nesta sexta-feira (5), Lauro de Freitas atingiu um total de 6.269 pessoas vacinadas, entre idosos e profissionais da saúde. O estoque destinado à primeira dose acabou e a vacinação dessa etapa ficará suspensa até que o município receba um novo lote do imunizante. Até o momento, vieram para o município 9.410 doses, sendo 6.270 para 1ª dose, e 3.140 para a 2ª. 

Além da logística de vacinação nos pontos drive-thrus, a aplicação de vacina também foi realizada, dessa vez com a 2º dose, em idosos acamados de Itinga, Portão, Caji e Centro. Com isso chega a 2.256 o número de pessoas que já completaram o ciclo de imunização contra o coronavirus no município. Na segunda-feira (8), a vacinação com a dose de reforço continua nos drive-thrus de Portão, Itinga e Centro para pessoas que receberam a 1ª dose no dia 8 de fevereiro.

No drive instalado ao lado da Escola Dois de Julho, em Itinga, Jucimere Silva levou o pai João Ferreira, de 79 anos. Observadora, ela acompanhou todo o processo de administração da dose de perto. “Com tantos fatos de falsa vacinação, a gente precisa ficar atento. Eu realmente olhei e vi que estava tudo okay. Até mesmo filmei esse momento para mostrar aos meus irmãos”, pontuou.

A vacinação em Lauro de Freitas ocorre de forma escalonada. Conforme a chegada de mais doses, o público vem sendo ampliado. A Prefeitura Municipal informa aos munícipes sobre o Plano de Vacinação por meio de carro de som, publicação no site oficial e redes sociais, divulgação na imprensa, grupos locais em aplicativo e através do trabalho de cobertura da atenção básica. 

Uma das profissionais de saúde que leva a informação direto na casa do cidadão é Tânia Regina de Souza, agente comunitária da Unidade de Saúde da Família Jardim Independência, na Itinga.

“Eu criei um grupo com os idosos que participam do projeto HiperDia e os que se encontram em área de risco. Assim que o informe de vacinação sai, eu aviso para eles, ‘Gente, amanhã tem vacinação para idade tal’. Eu tenho um caderninho com o nome de todos os idosos acima de 60 anos que fazem parte da minha cobertura. Estamos sempre em contato, eles me ligam pra saber quando começa, e aqueles idosos que não tem celular, eu vou diretamente na casa de cada um pra informar”, relatou a agente conhecida no bairro por Amaral.

Segunda dose

Na próxima segunda-feira (8), a dose complementar volta a ser aplicada nos três drive-thrus (Ginásio de Esportes do Aracui, outro no Colégio 2 de Julho na Itinga e Praça de Portão) para quem recebeu a primeira dose em 8 de fevereiro. No Cartão de Vacinação consta o dia da segunda dose. É importante que idosos e responsáveis estejam atentos para não perder a data. Para se vacinar, além de estar dentro da faixa etária exigida, é necessário apresentar documento oficial de identidade e comprovante de residência.

Balanço epidemiológico

Lauro de Freitas registra 2.417 casos ativos do coronavírus nesta sexta-feira (5). São mais 381 novas pessoas contaminadas com relação a oito dias atrás. Também foram registrados mais 5 óbitos, elevando o número de mortes para 194. Até sexta-feira da semana passada, 26 de fevereiro, eram 181 óbitos. 

Os dados que você acabou de ler cresceram rapidamente em uma semana e podem aumentar drasticamente daqui a sete dias, tempo que uma pessoa que acabou de ser infectada leva para apresentar sintomas do Covid 19. Por isso, mantenha os hábitos de higiene e evite aglomerações. Os leitos de UTI estão lotados.


Jornalista Laerte Santana

Foto Lucas Lins

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

05/03/2021

71 3288 8371

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU