ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Referência no diagnóstico da Covid 19, PA Santo Amaro de Ipitanga realiza mais de 28 mil atendimentos em dez meses

 


Referência no diagnóstico da Covid 19, PA Santo Amaro de Ipitanga realiza mais de 28 mil atendimentos em dez meses

Implantado pela Prefeitura de Lauro de Freitas para diagnosticar e estabilizar pacientes com síndromes gripais e respiratórias, o Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga (PASAI), localizado no centro da cidade, completa dez meses de atividade com 28.396 atendimentos realizados. O equipamento, pioneiro na RMS, foi inaugurado no início da pandemia do novo coronavírus, em abril do ano passado, compondo as estratégias da gestão municipal para mitigar os impactos da doença no município.

Equipes multidisciplinares compostas por médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, assistentes sociais e técnicos integram o quadro de atendimento. A estrutura oferece suporte, com teste, análise e diagnóstico da Covid-19. 

“Temos uma sala vermelha equipada com três leitos com ventilação mecânica e monitor multimétrico para aferição de pressão, batimentos cardíacos e saturação de oxigênio. A unidade conta ainda com sala de raio X, laboratório e eletrocardiograma”, destaca o coordenador do Comitê Operacional de Emergência em Saúde (COE) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), Marcelo Galvão.

Desde a inauguração foram realizados mais de três mil exames de raio X, cerca de oito mil testes rápidos e mais de quatro mil coletas de secreções do trato respiratório para o exame do RT-PCR realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN- Ba).

“Dentro da unidade criamos estratégias para prevenção da proliferação do vírus. Não é permitida a entrada de acompanhantes, salvo em casos específicos. Montamos uma estrutura de espera de atendimento ao ar livre e com afastamento ideal entre os assentos, além disso, marcações no chão da recepção indicam o distanciamento para garantir a segurança dos profissionais que atuam no atendimento inicial.”, frisou Marcelo.

O PA Santo Amaro de Ipitanga disponibiliza ainda oito leitos de observação na sala amarela, três leitos para pacientes com quadros agravados na sala vermelha e sala de isolamento. Todos os leitos possuem suporte de oxigênio, sendo três para ventilação mecânica invasiva.

Imunização contra covid-19 

No PASAI, 194 colaboradores atuam na linha de frente da pandemia em esquema de plantão 24h. Todos já receberam a primeira dose da imunização contra o covid-19 em janeiro. Nesta segunda-feira (15), foi iniciada a aplicação da segunda dose da vacina. Até sexta-feira (19), a segunda etapa da vacinação será concluída, alcançando 100% do quadro de servidores da unidade.




Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU