ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Profissionais de saúde e idosos começam a receber a 2ª dose da CoronaVac em Lauro de Freitas

 


Profissionais de saúde e idosos começam a receber a 2ª dose da CoronaVac em Lauro de Freitas



Profissionais de saúde da linha de frente contra o Coronavírus e idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPs) começaram a receber a segunda dose da CoronaVac, nesta segunda-feira (15), em Lauro de Freitas. A Secretaria Municipal de Saúde (SESA) definiu um calendário de aplicação para ser executado em seis dias, conforme aprazamento da primeira dose. Neste primeiro dia, 456 vacinas estavam programadas para serem aplicadas.

O secretário de Saúde do município, Augusto Cesar Pereira, que acompanhou o primeiro dia de vacinação da segunda dose, disse que o reforço será aplicado em 1.640 pessoas que receberam a primeira dose entre os dias 19 e 27 de janeiro.

“Nessa etapa, estamos com o mesmo nível de praticidade e segurança que adotamos na aplicação da primeira dose, com equipes itinerantes indo até os locais de trabalho e às instituições que acolhem os idosos”. 

Começaram a receber as segundas doses nesta segunda-feira profissionais que atuam nos Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga, Nelson Barros, Areia Branca, Upa e Upinha (Itinga), SAMU, Unidades de Saúde da Família Caji, Irmã Dulce, Chafariz, São Judas Tadeu e Espaço Cidadão, além dos idosos acima de 60 anos que vivem nas instituições Longevité, Vila Senior e Acolher. 

Para Géssica Bomfim, enfermeira na Upa de Itinga, a segunda dose representa a consolidação do ciclo de proteção. “Agora estou 100% imunizada. Isso traz uma sensação de vitória, de missão cumprida, depois de tantos dias de luta, e que agora vamos seguir no combate devidamente protegidos”, disse.

Outra imunizada com a segunda dose foi Herondina Guedes, psicóloga do PA Santo Amaro de Ipitanga. Para ela, a vacina é fundamental para quem está na linha de frente. “Tomei a vacina e já fui visitar leitos com mais segurança. Eu trabalho com a Terapia Cognitiva Comportamental e durante quase esse um ano de pandemia, aqui no PA, acompanhei muitas famílias, inclusive para dar notícias de morte, fiz sala de espera, além de ouvir as queixas dos pacientes. Estou feliz por completar a minha imunização e espero que a vacina chegue para todos”, conclamou.

Cronograma de vacinação da 2ª dose

Quem recebeu a primeira dose no dia 19 de janeiro, foi imunizado com a segunda dose nesta segunda-feira (456 doses). Vacinados no dia 20 de janeiro receberão a segunda dose no dia 16/02 (697 doses). Imunizados no dia 21/01 terão aplicação do reforço no dia 17/02 (233 doses). Quem recebeu a primeira no dia 22/01, receberá a segunda no dia 18/02 (58 doses). Já para os que receberam a primeira dose nos dias 24, 25 e 26/01, terão a segunda aplicação no dia 19/02 (97 doses). No dia 1º de março recebe a segunda dose quem vacinou em 27/01 (99 doses)

Retomada da 1ª dose

O secretário Augusto Cesar informou ainda que aguarda a chegada de novos lotes de vacina para dar sequência à aplicação da primeira dose nos idosos, sempre de forma escalonada em ordem decrescente, de 85 a 80 anos.  

O Plano de Vacinação do município foi iniciado em 19 de janeiro, quando a técnica de enfermagem, Eliene da Cruz Braga, recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Até agora o município recebeu um total de 4.460 doses e aplicou 4.286. As doses que restam estão sendo aplicadas em profissionais dos hospitais públicos e privadas.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU