ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

MP-BA denunciar secretário de saúde por furar fila

O ministério público do Estado MP-BA entrou com uma ação cível contra o secretário municipal de Saúde de Barra do Mendes, no centro Norte baiano. A ação contra Carlos Alves de Araújo, foi ajuizada na última sexta-feira, porque o gestor teria furado a fila da vacinação contra covid-19 na cidade.

Segundo o MP, o secretário não pertence ao grupo prioritário da primeira fase de vacinação contra covid 19 e, mesmo assim, já foi vacinado contra o novo coronavírus.

Na avaliação do promotor de justiça responsável pela ação, Marco Aurélio Amado, o secretário violou os princípios da impessoalidade, moralidade e eficiência, desrespeitando os protocolos dos planos nacional e estadual de imunização contra covid-19.

O réu tem 71 anos, mas não vive em instituição de longa permanência não é indígena tão pouco trabalhador da saúde ou membro de povo ou comunidade tradicional ou ribeirinha. Apenas sem qualquer justificativa plausível, pois sem base em lei ou no planejamento governamental escrito, colocou-se à frente de todos em afronta a impessoalidade a moralidade e a eficiência disse amado.


O promotor solicitou, ainda que o secretário seja impedido de tomar a segunda dose da vacina, o que não deve ocorrer sob pena de novo ato ilícito. O MP pediu também que a imagem do secretário seja desvinculada de todos os atos de campanha de vacinação até sua finalização, sob pena de aplicação de multa diária ser imputada ao gestor pessoalmente. Nenhum representante da prefeitura de Barra do Mendes foi localizado para emitir posicionamento sobre o caso.

Este não é o primeiro caso de autoridade furando fila no estado. No dia 20 de janeiro o ministério público Federal (MPF) e o ministério público da Bahia (MP-BA) ajuizaram duas ações na Justiça Federal contra o prefeito de Candiba, Reginaldo Martins Prado, por furar a fila da vacinação na cidade, descumprindo os protocolos estadual e Nacional.

Mesmo sem fazer parte dos grupos priorizados nessa primeira leva, Prado se vacinou alegando que queria dar exemplo. Uma das ações pede que ele não seja autorizado a receber a segunda dose da vacina antes da segunda fase quando deveria se imunizar.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU