ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

domingo, 24 de janeiro de 2021

Segundo a Folha de SP: Força Nacional do SUS previu colapso em Manaus


Amazonas: A Força Nacional do SUS, convocada pelo ministro da saúde para atuar em Manaus, detectou dia após dia a evolução da crise de escassez de oxigênio na cidade e registrou em relatórios oficiais o que constatava nos hospitais. A informação é do jornal Folha de São Paulo.
 Segundo a Folha, documentos dos dias 8,9,11,12 e13 registram com detalhes o tamanho do problema, inclusive com previsão exata de quando ocorreria o colapso.
Mesmo assim, o ministério da Saúde providenciou transporte a Manaus de quantidades bem inferiores de oxigênio, e suficientes para evitar o caos na rede de atendimento a pacientes com covid 19 no dia 14.
Pessoas morreram asfixiadas nos hospitais. 
Os relatórios da força nacional do SUS constatam o momento em que o oxigênio foi para reserva nos hospitais, a prática de equipes médicas de não fazerem a medição da saturação de pacientes, para que não se detectasse há necessidade de suprimento de oxigênio, que já estava escasso naquele momento, e o impedimento de abertura de novos leitos no hospital universitário federal por falta do insumo. O ministro Eduardo pazuello tem 15 dias para explicar a PGR por que houve omissão diante da constatação prévia.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU