ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sábado, 30 de janeiro de 2021

Prefeitura de Lauro de Freitas realiza mutirão de limpeza na cidade e moradores chamam atenção para educação ambiental


 Prefeitura de Lauro de Freitas realiza mutirão de limpeza na cidade e moradores chamam atenção para educação ambiental


Poda de árvores, pintura de meio fio, capinagem, variação, roçagem e limpeza de córregos. Esses são alguns dos serviços que a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP) está executando em toda a cidade. Durante a semana as equipes atuaram nos bairros de Itinga, Miragem e Vila Praiana. Neste sábado, as localidades atendidas são Portão e Vida Nova.

Sentado atrás do caixa do seu estabelecimento e acompanhando a movimentação do mutirão, o comerciante e morador do bairro de Portão há quase 30 anos, José Eronildo falou do quanto é importante a colaboração dos moradores para a manutenção da limpeza na localidade. 

“Da outra cara aqui para o bairro todas as vezes que a Prefeitura limpa. Mas não adianta, a equipe limpar e os moradores sujarem. Se cada um fizer sua parte fica bom pra todo mundo. Nosso povo ainda é muito mal-educado. Pequenos detalhes fazem a diferença como amarrar bem o saco de lixo”.

Em Vida Nova, a SESP disponibilizou um carro de som que rodou pelas ruas do bairro informando os horários corretos para coleta de lixo, a fim de evitar que os moradores coloquem o lixo na rua nos dias e horários indevidos. Além disso, a equipe de educação ambiental esteve em cada residência e comércio do bairro para informar sobre o descarte regular do lixo.

Indo para a academia, Adelita Araújo encontrou a equipe do mutirão e parou para parabenizar pelo trabalho executado. “Nós cobramos quando está sujo e feio, então quando está limpo e bonito temos que falar também. Moro aqui há muito tempo. Subo e desço toda hora. Poder ver tudo limpinho assim é satisfatório. Agora cabe ao pessoal ter a consciência de não sujar os espaços públicos”.

O secretário da SESP, Anderson Pinheiro, enfatizou o empenho da secretaria em executar os serviços públicos no município da melhor maneira. “Nosso dever é manter nossa cidade limpa para satisfação do nosso munícipe e todo nosso quadro está voltado para este objetivo de maneira intensiva. Após esse mutirão é só manter a limpeza periódica que é feita no cotidiano da secretaria”, declarou.

Rios e Córregos

Os rios e córregos da cidade também fazem parte do mutirão. Ao longo da semana, a Prefeitura fez a limpeza do Rio Goró beneficiando mais de 30 mil pessoas que moram nas mediações do córrego. Durante a limpeza, foi encontrado um volume grande de garrafas pet, ocupando 30 metros da extensão do rio.

Para Roselita Santos, que mora próximo a margem do rio é muito importante essa limpeza. Além de evitar o aparecimento de animais que gostam da sujeira, previne também doenças que eles transmitem.  Roselita chamou atenção também para a falta de consciência dos moradores da região na conservação do trabalho realizado ela Prefeitura.

“Após a limpeza, não demora muito para alguns moradores começarem a jogar entulho e mais lixo no rio. Não adianta a Prefeitura fazer a parte dela e os moradores não fazerem sua”.

A limpeza dos rios e córregos da cidade é uma ação preventiva realizada a cada três meses. O principal objetivo é garantir a fluidez e o escoamento das águas para evitar alagamentos nos períodos de grande volume de chuva. Desde o início do mês a SESP já realizou a limpeza dos rios Sapato, Goró, na Itinga, e parte do Ipitanga, além dos canais do Maçom, Jaraguá e Três Irmãos.



Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU