ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Moema Gramacho vai dobrar número de escolas de ensino integral em Lauro de Freitas*

 


Moema Gramacho vai dobrar número de escolas de ensino integral em Lauro de Freitas*


“Conseguimos recuperar em 2019, R$118 milhões de recursos do Fundef que estavam praticamente perdidos para investir na educação”, afirmou a candidata à reeleição pelo PT para a Prefeitura de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, sobre conquistas de sua gestão. Ela explica que vai ampliar a oferta de educação em tempo integral, que atualmente dispõe de sete unidades, utilizando as quadras das escolas e outros espaços públicos de esporte, cultura e lazer já existentes no município, para realização de atividades no turno oposto das aulas. “Vamos utilizar os recursos recuperados para reforma e ampliação de todas as unidades escolares já existentes, que vão contar com quadras poliesportivas, climatização de todas as salas, wifi, cursos de robótica e ampliação do número de salas multifuncionais, voltadas para alunos com deficiências”, garantiu Gramacho.


Em sua última passagem por Lauro de Freitas, o Governador Rui Costa anunciou investimento para construção de novas escolas e visitou os locais onde as unidades serão instaladas. "Vamos construir dois colégios no município. Um, que será o novo CEEP-TIC – Centro de Educação Profissional em Tecnologia Informação e Comunicação, na região do Centro, e o outro em Portão. As duas escolas juntas somam investimento de R$ 35 milhões, com quadra coberta, campo com grama sintética, laboratório e uma piscina, para que nossos jovens possam se interessar pelo esporte", anunciou Rui Costa. 


Com a parceria do Governo do Estado, também serão construídos três complexos escolares nos bairros do Quingoma, Capelão e Ipitanga. “Já estão sendo preparadas licitações para implementação dos complexos educacionais, que vão ter centros de educação infantil englobando escola, creche, área esportiva e outros espaços. O complexo do Quingoma terá a primeira Escola Municipal de Educação Quilombola e Indígena infantil, unidade escolar de ensino fundamental e EJA – Educação para Jovens e Adultos”. Moema ressaltou que o projeto também contempla a implementação de área dedicada à agricultura familiar e um museu quilombola, visando o fortalecimento das raízes afro-brasileiras. Também com esse intuito, a história da África já faz parte do conteúdo programático das escolas municipais, além da prática da capoeira.


“Também já licitamos e vamos entregar tablets com acesso à internet para todos os alunos da rede municipal, além da ampliação do uso da tecnologia por parte das escolas, inclusive para vídeo-monitoramento, que poderá ser acompanhado pelos pais dos seus aparelhos celulares, uma ação importante na ampliação da educação remota, até mesmo porque não sabemos quando teremos o retorno das aulas presenciais”, ponderou a candidata. Ela lembrou que a primeira creche pública do município foi implementada em sua gestão. "Construímos duas novas creches nesta última gestão, a Porto Feliz e a da Avenida Fortaleza, na Itinga, cada uma para atender 180 crianças em tempo integral", disse.


*IDEB*

Uma conquista da educação municipal foi o avanço alcançado nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). De acordo com o último estudo, referente ao ano de 2019, Lauro de Freitas apresentou avanço nos anos iniciais do ensino fundamental, passando do índice 4.5, em 2017, para os atuais 4.9. “O Ideb não revela puramente números. É o resultado do esforço coletivo, demonstrando o carinho, o cuidado e a dedicação dos educadores e gestores do nosso município”, justificou Gramacho.


O crescimento do índice superou a meta estipulada para o Estado da Bahia no mesmo ciclo, que foi de 4.7. Esse é o melhor resultado do município na série histórica Ideb, que foi criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU