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sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Após reabertura com protocolos de segurança, policlínica regional em Itabuna realiza 16,5 mil atendimentos

 


A Policlínica Regional em Itabuna, que atende 29 municípios do Território Litoral Sul da Bahia, já realizou cerca de 16,5 mil exames e consultas desde que foi reaberta, em junho, depois de paralisar os atendimentos por três meses, em função da pandemia da Covid 19.

Para reiniciar as atividades, uma vez que o novo coronavirus continua ativo, foram adotados protocolos determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e referenciados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), responsável pelo equipamento, em parceria com prefeituras conveniadas.

A policlínica atende nas especialidades de Anestesiologia, Urologia, Gastroenterologia, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Endocrinologia, Oftalmologia, Cirurgia Geral, Angiologia, Ultrassonografia, Ecocardiografia, Colonoscopia, Ergometria, Dermatologia, Radiologia, Neurologia, Neurologia Pediátrica, Ginecologia, Endoscopia e Ortopedia.

O transporte dos municípios até a unidade, em Itabuna, é feito por meio de micro-ônibus cedidos pelo Governo do Estado. A diretora-geral da policlínica, Elizia Meire Ribeiro Couto, destaca que “antes do embarque, é realizada triagem nos municípios, de forma que pessoas com sintomas gripais não embarquem no transporte, e o condutor fornece orientações a todos os pacientes e acompanhantes sobre as medidas de precaução para o Covid-19”.

Os passageiros são orientados a permanecerem sentados e evitar o deslocamento desnecessário dentro do transporte; as janelas são mantidas abertas visando à circulação de ar no veículo e o ar-condicionado não é utilizado.

Embarcam nos micro-ônibus apenas os pacientes e acompanhantes que estiverem usando máscaras faciais. É disponibilizado também álcool em gel a 70% para higienização das mãos durante o transporte; e o veículo é limpo e desinfetado diariamente.

Protocolos de segurança

Elizia Meire acrescenta que “na policlínica, foram adotados protocolos de segurança, como a diminuição do fluxo de pessoas, mediante reorganização das agendas, e ofertas de consultas e exames, com o objetivo de diminuir o número de pessoas transportadas nos micro-ônibus, bem como circulantes no interior da unidade”.

As medidas incluíram instalação de pias para a lavagem das mãos; colocação de placas de acrílico e vidro nos guichês das recepções; realização de triagem dos pacientes e funcionários antes de entrar na área de atendimento aos pacientes.

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