ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Câmeras no metrô já monitoraram temperatura de mais de 2,7 milhões de passageiros

 


As câmeras de medição de temperatura corporal implantadas nas estações da Lapa e de Pirajá, do Sistema Metroviário, já alcançaram o total de 2.720.558 passageiros monitorados, até o último dia 15 de outubro. Os equipamentos foram inaugurados no dia 1º de junho, como estratégia de combate à disseminação do novo coronavírus. Do total de pessoas monitoradas, 13.205 delas apresentaram temperatura maior ou igual a 37,8º C e 959 passageiros mantiveram a alteração na contraprova, o que pode indicar a infecção pela Covid-19.  

As pessoas suspeitas de infecção pela Covid-19 foram abordadas por agentes de saúde devidamente capacitados para a ação e encaminhados para testagem, nas próprias estações, onde a CCR Metrô Bahia disponibilizou salas. Ao todo, foram realizados 979 testes rápidos, com 83 resultados positivos, e 762 pessoas realizaram o exame RT-PCR, padrão ouro na detecção do coronavírus. Foram confirmados 183 testes PCR positivos no período. O material coletado para o exame PCR, que identifica a causa da infecção, é encaminhado para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), e os passageiros recebem os resultados em 48 horas.

O monitoramento da temperatura dos passageiros por câmeras foi implementado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), por meio da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) e com o apoio da CCR Metrô Bahia. De acordo com o diretor presidente da CTB, Eduardo Copello, “estamos em um momento sensível, quando as atividades econômicas já estão sendo desenvolvidas e que a população está fazendo, já há bastante tempo, um esforço importante para continuar cumprindo os protocolos de segurança que continuam sendo muito importantes. Segundo esses protocolos, quando uma pessoa é identificada com a temperatura alterada, esse já é um indicativo da possibilidade de infecção pelo coronavírus. E com os testes sendo realizados e os casos confirmados, essas pessoas vão reforçar o isolamento, evitando contaminar outras pessoas, e vão se cuidar  melhor”.

O secretário da Saúde, Fábio Vilas Boas, destaca o trabalho que o Governo do Estado, a iniciativa privada e a população vêm realizando para manter a Bahia como um dos estados brasileiros com melhores taxas, no que se refere à Covid-19. “O monitoramento nas estações de metrô mais movimentadas de Salvador é um trabalho que evita a propagação da Covid-19. Este monitoramento é uma tranquilidade para as pessoas que não estão febris e também oferece a oportunidade para quem testou positivo se cuidar e se isolar. Muitas pessoas nem percebem que estão febris, não apresentam outros sintomas, e por isso relaxam no isolamento. Esses passageiros que testaram positivo têm potencial de contaminar muitas outras pessoas, em casa ou indo ao supermercado, por exemplo. Agora, elas já sabem que estão contaminadas e que devem se isolar, e podem, inclusive, ser acompanhadas pelo sistema de monitoramento da Covid-19 pela Sesab”.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU