ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Curso EaD na área de Ciências abre inscrições para professores da rede estadual em parceria com a Ufba

 


Por meio de uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e a Universidade Federal da Bahia (Ufba), começa no dia 3 de outubro um curso de Educação à Distância (EaD) direcionado para professores dos componentes curriculares de Ciências, Geografia, História, Química, Física, Biologia ou demais docentes interessados em estudos na área das Geociências dos ensinos Fundamental II e Médio das escolas da rede estadual. A atividade on-line, gerada a partir do projeto ‘Geoarretadas: despertando a vocação de meninas para as Geociências na Bahia’, realizado pela Ufba, disponibiliza 130 vagas para os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). As inscrições poderão ser feitas até 20 de setembro, através do link https://forms.gle/VdPjRKmaBdqhVKw89.


O superintendente da Coordenação de Projetos Executivos da Secretaria da Educação, Marcius Gomes, destacou a importância desta parceria da Secretaria da Educação do Estado com a Ufba na realização da atividade. “Este curso EaD vai contribuir para ampliar as ações e fortalecer a articulação entre a universidade e a Educação Básica e qualificar os professores da rede estadual, possibilitando um aumento do repertório de atividades didáticas ligadas à área das Geociências, com produção e compartilhamento de objetos educacionais. Esta parceria é importante também pelo desafio de alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas e buscar o desenvolvimento sustentável”.


O curso está em sintonia com uma das ações do programa Ciência na Escola, realizado pela Secretaria da Educação do Estado, que é estimular o aumento da participação das estudantes como pesquisadoras, as chamadas “meninas nas Ciências”. A construção de novas parcerias, portanto, como ressalta Marcius, faz parte do processo de ressignificação do Ciência na Escola a partir de iniciativas que estimulem a presença feminina no campo das ciências. “As ações propostas estão alinhadas com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e esta, por ter característica multi e transdisciplinar, permite sua utilização para trabalhar diversos conteúdos do Ensino Básico. A qualificação na área das Geociências permitirá o surgimento de novos projetos de pesquisa a partir das particularidades dos Territórios de Identidade onde os docentes atuam, qualificando os trabalhos nessa área do conhecimento”, afirma.


Sobre o curso


O curso terá carga horária de 60 horas, na modalidade EaD, com atividades síncronas realizadas via Google Meet e atividades assíncronas, via Moodle (UFBA). Com início previsto para 3 de outubro, o curso será encerrado no dia 28 de novembro. O certificado será emitido pela Universidade Federal da Bahia.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU