ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Licuri se consolida na Bahia com qualificação e valorização da produção

 


Com qualificação e diversificação da produção, o sistema produtivo do licuri se destaca como importante fonte de geração de renda para a agricultura familiar da Bahia. O segmento é o maior produtor de licuri do país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


São inúmeros os produtos oriundos do licurizeiro. Do licuri in natura, cozido, salgado, sem sal ou caramelizado, à farinha, o azeite/óleo, biscoitos, cocada, cerveja, balas, cosméticos e uma diversidade de peças de artesanato, a atividade vem sendo qualificada com os investimentos do Governo do Estado, que promovem melhores condições de trabalho, além de agregar valor aos produtos.


A Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes) é uma das organizações da agricultura familiar que dão exemplo de agregação de valor ao coquinho do sertão. O fruto, processado pela cooperativa, dá lugar ao licuri salgado, sem sal ou caramelizado, ao azeite, biscoitos, doces, artesanatos. A amêndoa é um ingrediente valioso na fabricação para cosméticos pela fábrica L’Occitane au Brésil. Em 2019, a cooperativa teve um faturamento de R$ 429,7 mil.


São 225 famílias de cooperados, sendo 80% mulheres, de 30 comunidades, dos municípios de Quixabeira, Capim Grosso, São José do Jacuípe, Correntina, Jacobina, Mairi, Morro do Chapéu, Nordestina, Piritiba, Serrolândia, Várzea da Roça e Várzea do Poço. As ações realizadas na Coopes geram impacto na vida de cerca de mil famílias.


“A Coopes celebra, nestes últimos 15 anos de luta, a vitória no protagonismo feminismo no Semiárido baiano, na geração de renda de famílias em vulnerabilidade social, com avanços tecnológicos no extrativismo do licuri, com preservação cultural e ambiental do licurizeiro e ações de preservação da Caatinga, bem como o fortalecimento do cooperativismo na Bahia”, ressalta Francelma Lima, 32 anos, presidente da Coopes.


Os recursos estão sendo aplicados em infraestrutura para armazenamento e equipamentos, implantação de uma unidade de beneficiamento, aquisição de câmara fria, kit colheita de licuri para 40 famílias, identidade visual, painel solar, um caminhão com capacidade para 14 toneladas, uma moto, um veículo utilitário. São aplicados recursos também em assistência técnica e extensão rural (Ater) e apoio à gestão do empreendimento.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU