ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Estudantes indígenas das escolas estaduais de Ilhéus são testados para coronavírus

 

A Secretaria da Educação do Estado continua realizando a testagem para o novo coronavírus nas escolas estaduais dos municípios de ilhéus, Itabuna e Jequié. Nesta quinta-feira (13), em Ilhéus, o dia foi marcado por testagens de estudantes indígenas da etnia Tupinambá de quatro escolas indígenas do território. 


Os estudantes indígenas Itauã Porã, 10, 5º ano, e João Gabriel dos Santos, 11, 6º ano, do Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Acuipe de Baixo, localizado em Ilhéus, contam que ficaram satisfeitos com o atendimento realizado diretamente na aldeia onde moram. “Agradeço pelos testes para a gente saber como está a nossa saúde”, disse Tauã. “Essa testagem é muito importante para a gente”, reforçou João Gabriel.


Quem também já fez o teste foi a estudante Paula Sibele Santos, 16, 1º ano do Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Acuipe de Baixo. “Esta iniciativa do Governo do Estado é muito importante, pois é uma forma de nos ajudar a proteger o nosso povo do Coronavírus”, comentou. 


A testagem, iniciada em Ilhéus na segunda-feira (10), segue até o dia 21 de agosto, com a previsão de contemplar 12.327, entre estudantes, professores e funcionários de 18 escolas. Em Itabuna, a ação tem o mesmo cronograma. Já em Jequié, o último dia será nesta sexta-feira (14). 


O atendimento nas escolas é das 8h às 17h. A iniciativa, que faz parte do protocolo para a tomada de decisões relacionadas à retomada do ano letivo, cuja data ainda não foi definida, já foi realizada nos municípios de Itajuípe, Ipiaú e Uruçuca.  


Itabuna


Em Itabuna, a testagem ocorre em 14 unidades escolares, contemplando 12.011 pessoas, entre estudantes, professores e  funcionários. O estudante Rodrigo Reis, 18, 3º ano, do Colégio Estadual Félix Mendonça, em Itabuna, afirmou que a ação é essencial. “É muito importante ver a escola, a Secretaria da Educação do Estado e o governo tendo esta preocupação com a nossa saúde. Esta iniciativa também ajuda principalmente a combater o vírus no nosso município e esperamos voltar às aulas o mais rápido que for possível”.


O coordenador de articulação de Projetos para a Educação da Secretaria da Educação do Estado, Hélder Amorim, ressaltou os cuidados no atendimento da comunidade escolar. "Além dos profissionais de Saúde dos municípios, temos nossas equipes para dar apoio no atendimento nas escolas, seguindo todos os protocolos de segurança".


Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU