ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Estado inicia testagens para coronavírus em escolas do Subúrbio nesta segunda-feira

 


O Governo da Bahia inicia, na segunda-feira (31), às 8h, as testagens para o novo coronavírus em estudantes, professores e funcionários em escolas do Subúrbio Ferroviário de Salvador. A primeira unidade escolar será o Colégio Estadual Raymundo Matta, que também sediará as testagens das comunidades escolares dos colégios estaduais Ailton Pinto, na terça-feira (1º); e do Dalva Matos, na quarta-feira (2). Nesta etapa, a programação envolve 12 unidades escolares até o dia 23 de setembro. Serão realizados testes do tipo RT-PCR, que serão analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).


O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destaca a importância da ação, que já foi realizada em municípios de pequeno e grande portes do interior. “Vamos iniciar a aplicação dos testes em Salvador com 12 unidades escolares do Subúrbio Ferroviário. Após percorremos os municípios de Ipiaú, Itajuípe, Uruçuca, Jequié, Itabuna e Ilhéus, onde conseguimos uma boa amostragem da realidade da comunidade escolar, a proposta é analisarmos na capital o nível de infecção, para ajudar no controle e avaliar as possibilidades de um retorno às aulas, mesmo sem a data definida”, afirma.


O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, ressalta o apoio para a aplicação dos testes na rede estadual de ensino. "Esta é uma ação de governo e daremos o suporte necessário para a realização das testagens".


Preparação das escolas 


O diretor Augusto Costa, do Colégio Estadual Raymundo, explica os preparativos na unidade escolar para receber a comunidade. “Estamos preparando a escola para receber os estudantes, professores e funcionários com todos os protocolos de segurança, com a higienização dos espaços e móveis, disponibilização de dispensadores de álcool em gel e pias com sabão, bem como organizamos um atendimento para que seja respeitado o distanciamento entre as pessoas”.


A previsão, nesta primeira etapa, é alcançar uma comunidade escolar de 11.103 pessoas, sendo 10.392 estudantes, 224 funcionários e 487 professores. A testagem será feita das 8h às 12h e das 14h às 18 horas. De acordo com a programação, cada escola terá um dia para a testagem e cada gestão convocará a sua comunidade escolar, de modo a evitar aglomerações.


Como será a testagem


A testagem ocorrerá de forma centralizada nas escolas denominadas de polos, nos bairros do Labato, São João do Cabrito, Plataforma, Itacaranha e Alto da Terezinha. O objetivo é facilitar a ida dos estudantes, professores e funcionários e evitar aglomeração.

 

Calendário de aplicação


 - No dia 31 de agosto, será realizada a testagem da comunidade escolar do Colégio Estadual Raymundo Matta, escola-polo do Lobato. Esta unidade sediará a testagem das comunidades escolares dos colégios estaduais Ailton Pinto, no dia 1º de setembro, e do Dalva Matos, no dia 02 de setembro.


 - No dia 3 de setembro será realizada a testagem de estudantes, professores e funcionários do Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires, na própria unidade escolar.


 - Nos dias 4 e 8 de setembro, será feita a testagem da comunidade escolar do CPM do Lobato, na própria unidade escolar.


 - No dia 9 de setembro, será realizada a testagem da comunidade escolar do Colégio Estadual Aristides de Souza, escola-polo de São João do Cabrito e Plataforma. Esta unidade sediará a testagem da comunidade escolar do Bertholdo Cirilo, nos dias 10 e 11 de setembro, e do Colégio Estadual de Plataforma, no dia 14 de setembro.


 - O Colégio Estadual Clériston Andrade será polo para os bairros de Itacaranha e Plataforma e testará nos dias 15, 16 e 17 de setembro a sua própria comunidade escolar; no dia 18 de setembro, a comunidade escolar do Colégio Estadual Josias de Almeida Melo; e no dia 21 de setembro, a comunidade escolar do Colégio Estadual Luiz Rogério de Souza.


 - No Alto da Terezinha, haverá testagem apenas no Colégio Estadual Sara Violeta, que atenderá a sua própria comunidade escolar, nos dias 22 e 23 de setembro. 


Para o atendimento, todas as unidades escolares foram preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos, além da exigência do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Os professores e demais pessoas a serem testados deverão utilizar máscaras de proteção para o acesso aos locais. Ao entrar, todos são direcionados para a higienização correta das mãos.


Veja a programação:

 

Data


Comunidade Escolar


Deverá se dirigir ao


31/08


C.E. Raymundo Matta


C.E. Raymundo Matta


1º/09


C.E. Ailton Pinto


C.E. Raymundo Matta


2/09


C.E. Dalva Matos


C.E. Raymundo Matta


3/09


C.E. Tereza Helena Mata Pires


C.E. Tereza Helena Mata Pires


4 e 8/09


CPM do Lobato


CPM do Lobato


9/09


C.E. Aristides de Souza


C.E. Aristides de Souza


10 e 11/09


C.E. Bertholdo Cirilo


C.E. Aristides de Souza


14/09


C.E. de Plataforma


C.E. Aristides de Souza


15,16 e 17/09


C.E. Clériston Andrade


C.E. Clériston Andrade


18/09


C.E. Josias de Almeida Melo


C.E. Clériston Andrade


21/09


C.E. Luiz Rogério de Souza


C.E. Clériston Andrade


22 e 23/09


C.E. Sara Violeta


C.E. Sara Violeta


Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU