ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Corpo de Bombeiros aposta em tecnologias de gestão disseminadas pela Saeb

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) está contando com o auxílio de tecnologias de gestão disseminadas pelo próprio governo estadual para traçar seus objetivos estratégicos e executar as ações necessárias para alcançá-los. Graças a uma parceria com a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) - por meio da Coordenação de Disseminação de Soluções em Gestão (CDSG) e da Rede de Consultores Internos do Estado da Bahia (RCI) - a corporação construiu o seu primeiro Plano Estratégico, englobando o período 2020-2025, e deflagrou a elaboração e execução de seus planos de projeto para o período, com o suporte da tecnologia de gestão de Gerenciamento de Projetos.


"Somos uma corporação nova, que já nasceu com uma estrutura grande e este trabalho está sendo extremamente importante para que possamos ter estratégias de atuação integrada, e um documento que sirva de referência para balizar as nossas ações", explica o comandante-geral do Corpo de Bombeiros coronel Francisco Luiz Telles de Macêdo, ao lembrar que a emancipação da corporação em relação à Polícia Militar ocorreu há apenas cinco anos. "Nesse contexto, a parceria com a Rede de Consultores Internos e a Saeb tem sido maravilhosa, porque contamos com o apoio de especialistas com domínio da metodologia e visão dos processos do Estado", completa.


A primeira etapa do trabalho - concluída em janeiro de 2020 - consistiu numa série de 11 oficinas de trabalho conduzidas pelas consultoras internas Kátia Silene Fernandes Almeida e Tatiana Eleutério D'Almeida. Ao longo de 88 horas de atividades o grupo de 30 integrantes da alta gestão da corporação atuou na elaboração de uma série de produtos do Plano, como Mapa de Negócio, Missão, Valores, Visão, Objetivos Estratégicos, Mapa de Indicadores e a identificação dos projetos estratégicos. 


"Uma das coisas que mais chamou atenção no trabalho foi o senso de pertencimento do grupo à corporação, sua disciplina e consciência do valor do serviço prestado ao cidadão", relata Carina Costa, que coordenou a iniciativa, como integrante da Coordenação de Soluções de Disseminação de Gestão da Saeb.


Na sequência, foram realizadas atividades de disseminação da tecnologia de gestão de Gerenciamento de Projetos, de modo a viabilizar a implementação do Plano Estratégico. Vinte e cinco profissionais - entre gestores, líderes de projetos e integrantes do Escritório de Projetos do Corpo de Bombeiros- participaram de uma bateria de 72 horas de atividades em nove oficinas conduzidas pelos consultores internos Marcelo Neves e Nilma Ricardo.


"Todo o trabalho foi desenvolvido no sentido de promover alinhamento conceitual em gerenciamento de projetos, orientar os profissionais no uso de metodologias e técnicas para concepção dos escopos dos projetos e promover a elaboração dos planos de projeto, com o cadastramento das informações no sistema informatizado Channel", resumiu Carlos Loureiro, que coordenou as atividades como representante da Coordenação de Soluções de Disseminação de Gestão da Saeb.


Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU