ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Assistência técnica e extensão rural na Bahia ganha reforço com formação virtual

 

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), lançou, nesta segunda-feira (17), durante o 'Seminário ATER: Parceria que Fortalece - Ações de ATER para fortalecer a agricultura familiar', duas ferramentas de formação voltadas para agentes que atuam no serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) e para agricultores e agricultoras familiares da Bahia: o Formater e o Diálogos de Ater. O evento foi transmitido ao vivo, pelo canal SDRBahia, no Youtube. 


Para o titular da SDR, Josias Gomes, essa formação — que será realizada de forma inovadora, por meio de plataforma digital, devido à pandemia — "vai dotar os extensionistas de um conjunto de informações que devem chegar aos agricultores e agricultoras familiares, para que possamos avançar, de forma dinâmica, na geração de renda, aumento de produtividade e qualidade de vida para essas famílias".


De acordo com a superintendente da Bahiater, Célia Watanabe, a formação é um importante pilar da política de Ater, no tocante ao fortalecimento da organização da produção e ao estímulo à autonomia dos sujeitos da agricultura familiar. “No âmbito do Formater, buscaremos um alinhamento metodológico entre todas as estratégias de atuação da Bahiater, para avançar na transição agroecológica e dinamizar a diversidade dos sistemas produtivos da agricultura familiar. O Diálogos de Ater será mais um canal de interação e de formação sobre temas específicos para extensionistas, estudantes, gestores e agricultores(as) familiares”.  


Formater


O lançamento do Formater teve a aula inaugural com o tema 'Formação e Ater: Fortalecimento da organização social e produtiva da Agricultura Familiar', ministrada pelo professor Alexandre Henrique Pires, da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA/PB). A iniciativa surgiu como alternativa online de formação de agentes de Ater, para que possam continuar atendendo às famílias agricultoras, de forma sempre qualificada, a fim de que elas se organizem e produzam alimentos saudáveis, preservando a natureza. 


Serão capacitados, em 13 turmas, com início dia 21 de agosto, 445 agentes de Ater, sendo 100 da Chamada Pública de Mulheres, 130 da Chamada de Agroecologia e 215 do Mais Ater, dos contratos com prefeituras.  


Diálogos de Ater


O Diálogos de Ater, que será transmitido ao vivo pelo canal SDRBahia, no Youtube, toda quinta-feira, às 16h, a partir do dia 20 de agosto, é uma série de encontros voltados para agentes de Ater, agricultores e agricultoras familiares, organizações e movimentos sociais, terceiro setor, setores públicos municipais e estaduais, estudantes e o público em geral. Nesse encontro, especialistas vão dialogar, esclarecer dúvidas e interagir com o público sobre temas como 'A gastronomia e o valor nutricional das PANC'. 


O evento contou com a participação de dirigentes da SDR, Superintendência da Educação Profissional e Tecnológica (Suprot) e Instituto Federal Baiano (IFBaiano), e de representantes de instituições prestadoras de assistência técnica e extensão rural (Ater) do estado da Bahia. Mais informações estão disponíveis no site da SDR.


Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU