ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Primeiro dia de reabertura do comércio em Lauro de Freitas tem movimento moderado

Primeiro dia de reabertura do comércio em Lauro de Freitas tem movimento moderado*


Sem aglomerações e com lojas seguindo o protocolo de medir temperatura e disponibilizar álcool gel para os clientes na entrada dos estabelecimentos, Lauro de Freitas teve seu primeiro dia de reabertura do comércio, nesta segunda-feira (27), com movimento moderado. A Força-Tarefa de Fiscalização da Prefeitura Municipal acompanhou de perto a retomada para orientar sobre os protocolos de segurança sanitária. Nos estabelecimentos comerciais foi vistoriado o cumprimento das medidas de higiene, como o uso obrigatório de máscaras, o fornecimento de álcool em gel, além do distanciamento social.
Com restrições e horários limitados, a circulação de pessoas, apesar de moderada, foi notada com maior fluxo nos bairros do Centro e Itinga. “Antes da liberação desses comércios tínhamos uma movimentação de público em torno de 35%, nesse período de pandemia, comparado aos dias normais. Hoje, percebemos que esta movimentação chegou a 65% com a reabertura. Um reflexo de movimentação controlada. Também cabe destacar que a maioria do comércio de Lauro de Freitas é de setores essenciais”, ponderou Smith Neto, secretário de Trânsito, Transporte e Ordem Pública.
Ciente dos protocolos de segurança, Alessandra Cruz, gerente da loja Toque Divino, acredita que a retomada do comércio não essencial pode ser feita seguindo as medidas de prevenção. “É claro que nesse período de portas fechadas tivemos uma queda nas vendas, mas estávamos tentando manter o funcionamento através das entregas de encomendas. Minha expectativa é que possamos nos recuperar, sem deixar de cumprir as medidas exigidas. A fiscalização já esteve aqui na loja e nos orientou sobre os protocolos”, relatou a gerente da loja situada no bairro de Itinga.
Além da fiscalização em cada estabelecimento, as equipes da Força-Tarefa estarão nos próximos dias com bases de apoio montadas nos principais núcleos comerciais do município. Nas bases, dispostas nos bairros do Centro, Itinga, Portão, Areia Branca, Vida Nova e Vilas do Atlântico, e no Parque Shopping, serão dadas orientações sobre os protocolos de prevenção ao coronavírus. Denúncias de descumprimento das medidas determinadas pela Prefeitura, por parte dos estabelecimentos comerciais, também serão recebidas.
Na avaliação de André Marter, secretário de Governo, o primeiro dia apresentou uma movimentação de público controlada. “A circulação de pessoas não chegou a impactar para efeitos de aglomerações. A fiscalização estava atuante e o dia foi tranquilo. Se a população continuar nesse nível de consciência de também cumprir as medidas e só sair para casos de reais necessidades, logo avançaremos para a segunda fase de reabertura que está condicionada a ocupação de 70% dos leitos no Estado”. Segundo o secretário, ambulantes não se enquadram no comércio varejista de rua, mas já estão incluídos na segunda fase.

Detalhamento da primeira fase
- Shopping centers e centros comerciais funcionam das 12h às 20h, de segunda a sábado.                                                                           
- Lojas de varejo de rua funcionam, das 8h às 10h, para idosos, PCD’s e pessoas com comorbidades, e das 10h às 17h, para atendimento geral, de segunda a sábado.
- Templos, centros e espaços religiosos funcionam das 7h às 20h, de segunda a domingo.
- Mercados, supermercados, hipermercados e atacadistas funcionam, das 6h às 8h, para idosos, PCD’s e pessoas com comorbidades, e das 8h às 19h, para atendimento geral, de segunda a domingo.
- Óticas, clínicas médicas, odontológicas e de saúde animal funcionam, das 8h às 10h, para idosos, PCD’s e pessoas com comorbidades, e das 10h às 17h, para atendimento geral, de segunda a sábado.
- Escritórios de contabilidade, advocacia e certificação digital funcionam, das 8h às 20h, de segunda a sábado. 

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU