ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Número de recuperados da Covid-19 se aproxima dos casos ativos em Lauro de Freitas

O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), nesta quinta-feira (16), registrou 1.677 pessoas curadas pela Covid-19 em Lauro de Freitas. O dado promissor se aproxima do registro de casos ativos em recuperação, com 1.758 indivíduos em isolamento domiciliar ou hospitalar por conta de agravos.

A titular da Sesa, Maria Isabel Andrade, relata que os números atuais são um marco positivo e demonstram que a velocidade de crescimento da curva de curados se aproxima da curva de crescimento da doença no município. “Apesar de estarmos ainda numa situação delicada de disseminação do vírus na cidade, nos alegramos com cada pessoa que consegue vencer a Covid-19”, disse.

São muitas as histórias de superação, como a de Raul Souto, 60 anos. O servidor público foi diagnosticado com a Covid-19 e ainda em recuperação da doença teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC), chegou a ficar internado,  mas se recuperou.  Seu Raul, como é conhecido por todos, afirma emocionado que nasceu de novo. “Agora tenho duas datas para comemorar porque eu posso dizer que nasci de novo. Agradeço o suporte da Prefeitura pelo auxílio e apoio”, falou.

Desde o início da pandemia, a prefeitura de Lauro de Freitas tem se empenhado na tentativa de controlar a disseminação do coronavírus, com normas de prevenção e medidas restritivas. Maria Isabel relata que todos os pacientes positivados, sejam aqueles com sintomas leves, assintomáticos ou em situação grave da doença, são acompanhados pelo COE (Comitê de Operações Emergenciais).

O setor funciona na sede da Sesa e conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos, assistentes sociais e psicólogos que atuam nos sete dias da semana em força tarefa com ligações diárias e visitas para os casos confirmados, com o objetivo de monitorar a evolução dos sintomas durante os 14 dias e até a alta médica.

A secretária explica que outra estratégia de enfrentamento à Covid-19 foi à destinação na atenção à saúde primaria de cinco Unidades de Saúde da Família para atendimento exclusivo a pacientes com síndromes gripais e respiratórias. “Atendemos na USF Caji/Vida Nova, Chafariz, Irmã Dulce, São Judas Tadeu e no Espaço Cidadão, onde paciente com sintomas leves são consultados e medicados caso seja necessário,” esclareceu a secretária.

O agente civil municipal, Rodrigo dos Santos, afirmou que tem acompanhado a dedicação e o comprometimento da Prefeitura durante o período de pandemia. Rodrigo teve a Covid-19 e cumpriu o isolamento social, recebendo todo o apoio dos profissionais de saúde. “Eu pude observar o cuidado e o empenho da Prefeitura na atenção e cuidados, não somente comigo, más também com outros pacientes, acompanhei vários outros relatos”.
 

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU