ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Maternidade Tsylla Balbino ganha novos espaços


A Maternidade Tsylla Balbino, unidade da rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), ganhou nesta sexta-feira (19) uma nova recepção, ambiência e Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) para as pacientes. A entrega foi feia pela subsecretária da Saúde do Estado, Tereza Paim. Foram investidos R$ 432 mil para a reforma, que faz parte da atuação da Sesab, visando o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS), voltado para as unidades de atenção especializada.

A Subsecretária destaca que esta é uma das diversas reformas que foram feitas nas unidades da Sesab. “O governador Rui Costa determinou e estamos trabalhando para que os pacientes da rede estadual tenham cada vez mais uma melhor assistência. As mulheres que chegarem à Tsylla terão atendimento ainda mais humanizado numa nova ambiência padronizada para maternidades”, afirma.

A reforma contemplou a ambiência com nova recepção para acompanhantes; nova regulação; adequação dos sanitários (acessibilidade); reforma da sala de exame e admissão, incluindo um banheiro e área de apoio; sala para o funcionamento da ouvidoria; novo sanitário na sala de espera e novo acesso de emergência.

Com a reforma, foi instalada uma nova porta de entrada, realizada pintura interna, colocado piso (instalação de manta), instalação de forro; revisão e troca de esquadrias e das redes elétrica e hidráulica. De acordo com a diretora da maternidade, Rita Gramacho, a reforma vai proporcionar um impacto positivo na assistência. “Vamos oferecer um ambiente mais acolhedor, moderno e harmonioso, para funcionários, pacientes, acompanhantes e visitantes”.

A entrega vai proporcionar um conforto maior para as mulheres que ali são atendidas. A Tsylla Balbino, situada no bairro de Baixa de Quintas, atende por demanda espontânea e referenciada, realizando uma média mensal de 340 partos. Este ano, já fez mais de seis mil atendimentos.

A Tsylla Balbino

Inaugurada em março de 1959, a Tsylla Balbino atualmente possui um total de 89 leitos ativos (sendo 15 de neonatologia). Oferece serviços de ultrassonografia, laboratório, terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, oftalmologia, pré-natal de alto risco, emergência obstétrica e ginecológica, posto de coleta de leite materno, destinada aos bebês internados.

Lá, as mulheres dispõem de serviço de pré-natal completo, composto de consultas com médico obstetra, enfermeiro, nutricionista e assistente social. Para os recém-nascidos, a maternidade realiza triagem neonatal oferecendo os testes do olhinho, coraçãozinho, linguinha, orelhinha e pezinho com uma equipe especializada.

Possui enfermeiras obstetras atuando na humanização do parto. Atualmente trabalhando com adequações para a pandemia, tem um fluxo organizado e leitos exclusivos destinados a pacientes com suspeita ou diagnóstico de Covid-19.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU