ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Hospital Manoel Victorino amplia atuação do Serviço de Psicologia com projetos de acolhimentos para equipe multiprofissional

                                         

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e todos os demais envolvidos com a área da saúde estão na linha de frente do combate à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Além de estarem mais expostos à doença, também precisam enfrentar as dificuldades em lidar com vidas e sentimentos pessoais em meio à pandemia.

Para ajudar quem cuida da população, o Serviço de Psicologia do Hospital Manoel Victorino, em parceria com profissionais de enfermagem, intensificou inúmeras ações direcionadas a estes profissionais durante esse tempo de pandemia.

A gerente de enfermagem do hospital, Tauane Alencar, informou que diante do momento atual de pandemia ao Covid-19, diversas ações tiveram que ser ampliadas e reformuladas com o objetivo de amenizar a possível ansiedade e angústia dos profissionais. “Percebemos a necessidade de realizar algumas ações pontuais nesse cenário de crise, vivenciados pelos profissionais de saúde, principalmente os que estão na linha de frente, porque observamos que muitos deles estavam ansiosos por causa desse atual momento, manifestando assim, algumas dificuldades na vida pessoal e profissional”.

Ana Paula Tavares, uma das psicólogas do HMV, sinaliza que as demandas identificadas no convívio com a equipe, nesse momento pode gerar um grande impacto na saúde mental dos profissionais. Dessa forma, ela e Carla Maiara Santos estão desenvolvendo projetos visando ofertar um espaço de escuta e acolhimento para os colegas de trabalho, entre eles destacam-se: Projeto de Acolhimento Presencial, Projeto para Profissionais, com a ferramenta de WhatsApp, e Projeto para Profissionais com suspeita de Covid-19.

O Projeto Acolhimento Presencial acontece com no máximo cinco profissionais de enfermagem, sendo revezada a coordenação do projeto pelas psicólogas, respeitando as medidas preventivas ao Covid-19, instituído pelo Serviço de Infecção de Controle Hospitalar (SCIH).

Já no Projeto com profissionais, aconteceu a criação de grupo de WhatsApp fechado administrado apenas pelas psicólogas com o objetivo de encaminhar mensagens reflexivas, de orientação emocional e psicoeducativas, proporcionando assim apoio emocional aos profissionais de saúde.

No entanto, o projeto para os profissionais com suspeita ou confirmação de Covid-19, as psicólogas Ana Paula e Carla Maiara, realizam ligações e oferecem suporte emocional aos profissionais sendo informado previamente pelas coordenações o contato dos mesmos e, caso necessário, é disponibilizada a lista dos serviços gratuitos de acolhimento psicológico ou encaminhamento externo para atendimento psicológico online.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU