ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Operação do controle de circulação noturna em Lauro de Freitas fecha terceiro dia com mais de 1.300 abordagens

Ainda sem aplicar penalidades, a Prefeitura de Lauro de Freitas fechou o terceiro dia do controle de circulação noturna, neste domingo (17), com 1.362 abordagens orientativas e de conscientização. A operação de segurança, que fiscaliza o cumprimento do decreto que restringe a circulação de pessoas e veículos em locais públicos, no período das 20h às 5h da manhã, também atendeu a chamados de denúncias recebidas pelo Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU).

Uma redução de 85% da circulação de motoristas e pedestres no município foi constatada pela Secretário de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP), no terceiro dia da operação. “Em relação aos dois primeiros dias, o domingo foi mais tranquilo. Registramos um número menor de circulação. Isso é positivo, visto que os casos de pessoas contaminadas no município têm crescido e as medidas são importantes para combater”, afirmou o secretário Smith Neto.

Sobre transporte público, Smith alerta que ônibus de origem da capital baiana até Lauro de Freitas estão mantidos com intervalos de uma hora, após o início da restrição, às 20h, garantindo a chegada de moradores. No trajeto serão realizadas apenas desembarques.

A maioria das abordagens se concentrou nas entradas da Estrada do Coco (Km-1 e Km-7,5), onde as equipes da operação de segurança montaram bloqueios com viaturas, cones e gradis, para orientar condutores e passageiros de veículos. Uma das informações, além do horário de restrição, foi sobre a opção de utilizar a Via Metropolitana para quem tinha destino ao Litoral Norte ou a capital baiana. Quatro incursões da operação fizeram rondas pelos bairros da cidade, na restrição deste domingo.

Do Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU), técnicos de plantão receberam 30 denúncias, entre aglomerações de pessoas e poluição sonora, durante o período da restrição. Em tempo real, as denúncias foram encaminhadas para as equipes que fiscalizavam a circulação e permanência de pessoas e veículos nas ruas. Chamados da população, como o de ocorrências de poluição sonora em condomínios na Estrada do Coco, foram atendidos. Em Portão e outros bairros, pessoas que estavam em bares foram orientadas a se recolherem nas suas casas.

Poluição sonora

Em uma ocorrência atendidas pela PM e equipe de combate à poluição sonora da Prefeitura, o jogador Anderson Talisca foi notificado por realizar atividade de emissão sonora, na noite deste último domingo (17), com base no decreto n° 4.623. As equipes chegaram ao Condomínio Parque Encontro das Águas, localizado na Estrada do Coco, por volta das 21h, após receber uma denúncia encaminhada ao CIMU por condôminos por meio do telefone 156.

A atividade realizada pelo atleta, uma transmissão ao vivo de show musical, foi encerrada sem nenhuma resistência após a abordagem das equipes. A notificação emitida é referenciada também pelo decreto n° 4.596, em vigor desde o dia 25 de março, que proíbe a realização de qualquer ação que implique emissão sonora, independente da gradação de decibéis, através de qualquer equipamento de som.

As equipes da operação de segurança são compostas por agentes fiscais da Força-Tarefa de seis secretarias da Prefeitura Municipal e por membros policiais da 52ª e 81ª CIPM, das delegacias municipais, Corpo de Bombeiros, COE, além da Guarda Municipal e Ronda Escolar. O comboio completo envolve cerca de 130 profissionais, distribuídos em 33 viaturas, motocicletas e outros veículos de fiscalização. Uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC) se somou à operação para acolher possíveis pessoas em situação de rua, num abrigo da Prefeitura Municipal.

Lauro de Freitas tem 181 casos confirmados de coronavírus, quatro óbitos e 50 pacientes curados. De acordo com análises da Comissão de Combate ao Coronavírus (CCC), criada pela Prefeitura, o município deve alcançar o pico de contaminações pelo vírus no mês de junho, o que reforça a necessidade das medidas mais duras para conscientizar a população para a importância de manter o distanciamento social e medidas restritivas.

Decreto nº 4.623

O controle de circulação noturna, estabelecido das 20h e às 5h do dia seguinte, é uma medida decretada pela Prefeitura de Lauro de Freitas para diminuir a proliferação do novo coronavírus. Neste período de restrição que segue até o dia 24 de maio, estão autorizados a funcionar 24h, apenas farmácias e unidades de saúde. O delivery de gêneros alimentícios está permitido até às 23h59.

Ainda no horário restrito podem circular trabalhadores da saúde, assistência social e aqueles que atuam na segurança pública e patrimonial, ou tenha necessidade emergencial de se deslocar. A partir do quarto dia do decreto, quem descumprir a medida pode ser autuado pela prática de crimes contra a saúde pública e desobediência, previstos na legislação. Mais detalhes da medida podem ser acessados pelo link: (https://cutt.ly/fyWHcm5).

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU